Antivírus Para Smartphone: Realmente Funciona?

| 12/01/2017 | Reply

Um antivírus para smartphone resolve? É o que muitas pessoas se perguntam frequentemente. E se são eficientes, qual devo usar? É outra questão muito comum. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto?

Quem vive conectado no PC já está habituado com as constantes tentativas de invasão dos mais diferentes vírus. Porém, com a ascensão dos smartphones no mercado, eles se tornaram alvo preferido dos malwares, spywares e outros.

A solução encontra para isso foi a criação de aplicativos, ou programas específicos de antivírus para smartphone. Combater e prevenir ameaças virtuais que podem comprometer por completo seu celular.

Mas, quando saber que seu smartphone está comprometido? Vejamos a seguir.

Quando usar um antivírus para smartphone

Não é natural comprar um celular e já baixar um aplicativo antivírus. Normalmente as pessoas só de dão conta de utilizar um antivírus para smartphone quando algumas anormalidades atrapalham o funcionamento do aparelho.

Listamos aqui os principais que um celular apresenta quando está infectado, são eles:

1 – Demora no processamento – sabe aquela lentidão ao abrir aplicativos, mensagens, imagens… É vírus! Ele atrapalha o sistema operacional de seu aparelho.

2 – Bateria descarrega rápido – outro sintoma de vírus em seu celular. A bateria descarrega rápido porque os vírus consomem os dados de memória do aparelho.

3 – Aquecimento do aparelho – o processador do celular trabalha de forma alterada quando está com vírus, por isso, é constante o aumento de temperatura.

4 – Dificuldades na navegação – se quando abrir o navegador for direcionado para sites suspeitos, é um indicador que seu smartphone está infectado.

5 – Anúncios inoportunos – ao usar qualquer aplicativo, anúncios indevidos interrompem o funcionamento, é outro sinal de vírus no celular.

O que considerar na escolha do antivírus para smartphone?

Um antivírus para smartphone será eficaz se atender alguns fatores importantes para seu funcionamento. Antes de fazer o download leia todas as especificações que a empresa dona do software, ou aplicativo disponibilizar.

Fique atento a:

– Quando baixar o antivírus já seja imediato o seu uso. Com apenas um toque seja possível fazer o scanner;

– Se durante a varredura ele atrapalha o funcionamento do aparelho, se aumenta o consumo da bateria, por exemplo;

– O antivírus para smartphone precisa ter uma interface fácil e bem explicativa de seu funcionamento;

– A característica mais importante é ser eficaz! Se o antivírus não consegue bloquear as ameaças no seu smartphone, não serve. Ele precisar impedir malwares, phishing e outros sites maliciosos.

– O ideal é que o antivírus para smartphone tenha algumas funções extras, tais como: anti-roubo ou perda, bloqueio de telas, bloqueio de chamadas e mensagens, análise de rede Wi-Fi, etc.

Alguns antivírus para celular estão disponíveis de forma gratuita. Mas, a maioria oferece versões mais completas do software de segurança a partir de assinaturas mensais.

Os antivírus mais populares, que estão disponíveis para os sistemas operacionais, e que oferecem a eficácia desejada são:

– Avast! Security & Antivírus

– AVG Antivírus

– CM Security AppLock Antivírus

– ESET Mobile Security & Antivírus

– Kaspersky Internet Security

– 360 Security Antivírus Boost

Facilmente encontrará resenhas que expliquem o funcionamento de cada um deles. E muitos comentários de usuários, isto ajudará a fazer sua opção.

Utilize um antivírus

O fato é que atualmente para garantir o melhor funcionamento de seu celular, um antivírus é necessário. Um antivírus para smartphone trará segurança para que possa usá-lo sem muitas preocupações.

Porém, é importante lembrar que as ameaças são oriundas de sites impróprios, ou downloads de arquivos maliciosos. Por isso, tenha atenção e evite cliques em páginas com teor suspeito. O antivírus para smartphone fará o resto.

Category: Antivírus

Leave a Reply