Carta De Apresentação: O Que É E Como Fazer

| 27/02/2017 | Reply

O processo de seleção para o mercado de trabalho está cada vez mais informatizado, porém algumas ferramentas como o currículo impresso são importantes para acompanhar as tendências da informatização também.

Um bom exemplo é a carta de apresentação, que ainda é utilizada da forma antiga e convencional, porém algumas empresas também utilizam da maneira digital, principalmente quando os candidatos enviam as suas cartas de apresentação junto ao currículo no corpo do e-mail.

Conheça algumas dicas importantes:

A primeira linha de uma carta de apresentação é extremamente importante, pois ela deve prender a atenção do seu recrutador, fazendo a sua carta de apresentação ser diferente das demais.

Cite as suas realizações na área profissional, busque novos desafios, enfatize as suas qualificações profissionais.

Depois de ter prendido a atenção do leitor, fale de todas as suas experiências no mercado de trabalho, informe o nome da empresa e seguimento, conte um pouco da atividade que você exercia na organização, conte sobre os seus objetivos alcançados e resultados obtidos, informe também período de entrada e saída.

Mencione os seus aspectos positivos e experiências obtidas ao decorrer dessa experiência. É importante que extraia todos os pontos chaves e forte do seu currículo é inclua na sua carta de apresentação, finalize o seu documento solicitado ao leitor que entre em contato para uma futura entrevista.

Uma boa finalização é ‘’ Estou à disposição para uma entrevista pessoa para que possa descrever com mais detalhes sobre todas as minhas experiências.’’

O que uma boa carta de apresentação deve contar:

  • Uma carta de apresentação deve ser objetiva;
  • Sua carta de apresentação deve contar apenas uma página;
  • Destaque todos os seus pontos fortes, porém não omita os seus pontos fracos do seu perfil profissional.

Lembre-se que uma carta de apresentação visa enfatizar ainda mais o seu currículo profissional.

É importante que a sua carta de apresentação mostre que você atende todos os requisitos da vaga tanto técnico quantos profissionais e comportamentais da vaga, demonstre que você pode contribuir junto à organização.

Deixe claro ao seu recrutador que procurou saber sobre a organização, isso mostra o seu interesse pela empresa, e também traz a você informações importantes da organização que você deseja trabalhar.

A famosa indicação pode ser um bom gancho na carta de apresentação, mesmo que a empresa não tenha uma vaga disponível naquele momento, por você ser uma indicação fica mais fácil caso futuramente apareça uma oportunidade, a pessoa que está recrutando a vaga terá a consideração de olhar o seu currículo e guarda-lo para uma futura vaga.

A carta de apresentação deve ser elaborador por qualquer candidato que tenha interesse de enviar junto ao seu currículo, afim de concorrer a uma vaga disponibilizada.

O marketing pessoal neste momento ajuda muito, pois é a através do seu currículo e a carta de apresentação que o recrutador vai criar a curiosidade de marcar uma entrevista pessoal com você.

Lembre-se que assim como o currículo a carta de apresentação deve ser objetiva, simples, clara é bem focada no seu objetivo que é conquistar o seu recrutador, mostrando a ele que o seu perfil se encaixa na vaga.

Category: Emprego

Leave a Reply