Cartão Cidadão – Informações

| 08/02/2017 | Reply

O Cartão Cidadão é uma ferramenta que facilita, e muito, a vida das instituições governamentais na hora de repassar os benefícios para a população, ele também simplifica e ajuda o beneficiário a ter uma visão geral de todos os benefícios que tem direito, e como fazer para recebê-los. Mas podem surgir dúvidas sobre o cartão. As perguntas que serão respondidas neste artigo são:

  • Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?
  • Como tirar a 2ª via do Cartão Cidadão?

Cartão Cidadão – Consultar saldo

 O Cartão Cidadão possibilita consultar o saldo de diversos benefícios, como ver o extrato do Programa de Interação Social (PIS), consultar o saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ou ver o valor das parcelas do Seguro Desemprego.

Existem várias formas de conseguir consultar o saldo do seu Cartão Cidadão, abaixo uma pequena relação das opções:

  • Na Casa Lotérica

   Atenção: É necessário estar portando o cartão cidadão e lembrar-se de sua senha, quando chegar é só procurar o atendente e informar o que precisa.

  • Telefone do atendimento Caixa

    Atenção: Ao ligar é necessário informar seu número do PIS e aguardar as informações, é essencial estar atento e ouvir nos detalhes as informações.

  • Caixa Eletrônico

     Atenção: Nesta opção só é possível efetuar a retirada do extrato se pessoa possuir o cartão cidadão e sua senha devidamente cadastrada.

  • Internet:

Atenção: Entre no site Serviços Sociais da Caixa e realize o cadastro. É necessário ter mãos do PIS, identidade, CPF, data de nascimento, e o nome dos pais. Depois, basta criar uma senha. Acesse a opção extrato completo, basta selecionar a opção desejada: FGTS, PIS, ou Seguro Desemprego.

O Cartão Cidadão é de extrema importância par acompanhar o rendimento do seu FGTS, ou até mesmo saber como se encontra à situação do PIS. É muito importante que o trabalhador acompanhe a o rendimento do seu FGTS pelo menos uma vez por mês para verificar se a empresa está recolhendo e depositando corretamente em sua conta o beneficio.

Sempre guarde seu extrato, com ele você tem em mãos o mês e a data para o saque do beneficio facilitando a sua programação financeira. Ao realizar o saque do seu beneficio é necessário levar algum documento com foto, e nunca se esquecer de estar com o seu Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão – 2ª via

É importante ter uma boa justificativa ao fazer a solicitação da 2ª via do Cartão Cidadão. Os motivos mais aceitos são: perca, roubo, e danos físicos causados ao cartão como: cartão partido ao meio ou a área do leitor danificada.

Apesar de ser possível realizar a solicitação e cadastro do cartão pela internet, não é possível solicitar pela a internet nem pelo  telefone a emissão de sua 2ª via. Deve-se comparecer a uma agência da caixa para realizar o procedimento.

É necessário estar com todos os seus documentos, RG, CPF, número do PIS, etc. Em caso de roubo é importante estar com o boletim de ocorrência em mãos.  O agente da caixa irá te fornecer um formulário par preencher com todas suas informações.

O prazo máximo para recebimento do novo cartão é de 15 dias, e a entrega é realizada no endereço fornecido no formulário.

Category: Cartão Cidadão

Leave a Reply