Com A Carteira De Trabalho É Possível Receber O PIS?

| 23/06/2017 | Reply

Para receber os benefícios que você tem direito como trabalhador é necessário ter uma carteira de trabalho assinada. Inclusive com a carteira de trabalho é possível receber o PIS. O PIS é a sigla para Programa de Integração Social, uma contribuição que financia o seguro desemprego.

A carteira de trabalho é um documento que registra todo o seu histórico profissional, independente da área que você atua, como agricultura, pecuária, comércio, indústria e outras. E o PIS é um benefício que as pessoas ganham quando tem sua carteira de trabalho registrada.

Para receber o PIS o trabalhador deve estar encaixado em dois quesitos, o primeiro é ter sido cadastrado no ano anterior pelo programa da RAIS, que é Relação Anual de Informações Sociais, a serviço de um empregador. E o outro é ter pelo menos 30 dias de trabalho registrado em carteira até metade do ano.

Ainda existem muitas dúvidas sobre como receber o PIS, quando posso receber e também ao valor do PIS, que varia de acordo com o seu tempo de serviço. Por isso preparamos para você 5 perguntas e respostas que vão tirar todas as suas dúvidas sobre o PIS.

5 perguntas e respostas sobre o PIS

O PIS é um direito de todo cidadão que trabalha com carteira assinada, por isso mesmo que você trabalhe por vários anos sem registro você não tem direito ao PIS. Entendem como com a carteira de trabalho é possível receber o PIS?

E para sancionar algumas dúvidas sobre o PIS separamos 5 perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes dos trabalhadores sobre o PIS. Então confira agora:

  1. Como eu recebo o PIS?

R: Você recebe o PIS por meio de uma conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, ela só não pode ser conjunta.  É possível sacar também em casas lotéricas e nos terminais de autoatendimento da Caixa, basta estar de porte do Cartão Cidadão.

  1. Como ver o saldo do PIS?

R: Qualquer pessoa pode consultar o PIS, até mesmo em sua própria casa. Basta ter em mãos um celular, computador ou tablete. Você pode visualizar acessando a internet no site da Caixa. Tenha em mãos o número de seu PIS/PASEP e acesse o site da Caixa Econômica Federal.

  1. O que é o PIS?

R: Muitas pessoas nem mesmo sabem o que é o PIS. Ele é um benefício que o Governo Federal disponibiliza e a todo cidadão brasileiro que trabalha. Ele acumula ao longo dos anos trabalhados e você pode receber quando completar 5 anos de serviço registrado na empresa.

  1. Quem tem direito a receber o PIS?

Não são todas as pessoas que podem receber o PIS, e sim aquelas que seguem alguns requisitos. Acompanhe-os agora:

  • Ter sido cadastrada no ano anterior pelo programa RAIS;
  • Tem pelo menos 30 dias de trabalho com registro na carteira;
  • Ter no mínio 5 anos de registro;
  • Ter em registro no máximo 2 salários mínimos de trabalho.
  1. Como vejo o calendário:

Para ver o calendário do PIS com os meses de nascimento e meses de pagamento é só procurar na internet ou no site da Caixa Econômica Federal. Basta você estar em um aparelho que acesse a internet.

Tenho certeza que com essas perguntas e respostas suas dúvidas sobre o PIS foram todas sancionadas. É importante ressaltar que a carteira de trabalho deve estar sempre em dia, não só para o bem do funcionário, mas também para a segurança de seu empregador.

Os salários e as férias devem estar em dia para que os benefícios sejam pagos de forma correta. Se você ainda não tem uma carteira de trabalho faça o seu agora mesmo. Basta fazer um agendamento ir até um posto do Ministério do Trabalho. Nas cidades menores é comum que o espaço seja a prefeitura.

E aí, o que achou de saber mais se com a carteira de trabalho é possível receber o PIS? Se gostou não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com todos os seus amigos para que eles fiquem sabendo também como é importante a carteira de trabalho para o pagamento do PIS.

E se você gostou do assunto clique aqui e veja nosso próximo artigo sobre os benefícios de ter uma carteira de trabalho.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply