Como Conferir Se Os Depósitos Do FGTS Estão Sendo Feitos

| 07/06/2017 | Reply

O Fundo de Garantia ou FGTS como é mais conhecido é um direito do trabalhador que faz parte do programa e uma obrigação por parte do seu empregador. Este deve fazer os referidos depósitos todos os meses para que o funcionário garanta uma reserva financeira que possa auxilia-lo em situações emergenciais futuras.

Porém, existem vários casos em que o patrão deixou de depositar o FGTS do funcionário que só veio a saber no momento de dispensa do posto de trabalho. Saiba que você pode acompanhar a realização dos depósitos do seu beneficio e assim evitar surpresas desagradáveis como essa. Quer saber o que é preciso fazer? Então continue comigo pelos próximos parágrafos.

Como são feitos os depósitos pelo empregador?

Todos os meses o empregador deverá fazer o recolhimento do FGTS através de uma guia específica de pagamento ou por meio do programa Conectividade Social que é o canal virtual de comunicação direta. Caso prefira o primeiro, deverá quitar a guia pelo internet banking Caixa, Casas Lotéricas, outras agências bancárias ou seus Correspondentes.

O depósito do FGTS deve ser feito no máximo até o dia 07 do mês subsequente. Se essa data cair em dia não útil, o empregador deverá antecipar o pagamento para evitar a quitação após o vencimento com o acréscimo de juros e/ou multas.

Como o trabalhador pode acompanhar os depósitos

Existem várias formas disponíveis de se fazer o acompanhamento dos depósitos do FGTS. Veja a seguir quais são eles:

Carta: A cada dois meses, a Caixa Econômica Federal envia para o seu endereço de contato o extrato detalhado da conta do seu beneficio. E uma vez ao ano, o banco envia um extrato anual com todas as informações do seu FGTS;

SMS: Com o cadastro do número do seu celular, a Caixa informa por meio de mensagem de texto o saldo atualizado do seu beneficio e a realização mais recente do depósito;

Aplicativos: A Caixa disponibiliza nas lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais para que possa fazer o acesso mais fácil e rápido;

Internet: Você pode conferir toda a movimentação, saldo e extrato detalhado através do site da Caixa neste link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS).

Como se cadastrar nos serviços de acompanhamento Caixa

Se você deseja receber as informações atualizadas sobre o seu FGTS através de SMS precisará acessar esse link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS) e fazer o seu login. Logo que adentrar o sistema observe que poderá acessar serviços como o próprio FGTS, o PIS, o Seguro Desemprego e a Atualização Cadastral. No menu que corresponde ao FGTS você tem a disposição as seguintes alternativas:

Serviços no celular (para cadastrar o seu telefone para receber as mensagens de texto com as principais informações);

Extrato;

Atualização de Endereço;

Extrato por e-mail;

Créditos Complementares.

O cadastro é feito bem rápido e logo você começa a receber o SMS com orientações e informações importantes.

O que fazer se o patrão não depositar o FGTS

Se em algum momento você observou que o seu empregador deixou de depositar o seu beneficio é recomendável que imprima o extrato e procure conversar com ele sobre o ocorrido. Mas se ele não fizer você poderá escolher uma dessas alternativas: Denunciar diretamente a Caixa Econômica Federal, no Sindicato da sua categoria (se possuir) ou então na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Quando o trabalhador poderá sacar o FGTS

O saque do FGTS poderá ser realizado em algumas situações como as seguintes:

Sofrer demissão sem justa causa;

Aposentadoria;

Fechamento da empresa ou morte do patrão;

Compra da casa própria;

Encerramento do contrato de trabalho para trabalhadores temporários;

Trabalhador possuir 70 anos ou mais;

Morte do trabalhador;

Doenças graves como, por exemplo, câncer e Aids ou nos casos de estágio terminal;

Rescisão por força maior ou culpa recíproca.

Não deixe de acompanhar o seu FGTS, pois ele é uma garantia trabalhista que você tem direito. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos para que também fiquem por dentro dessas informações importantes. Até o próximo post!

Category: FGTS

Leave a Reply