Como Consultar Seu Extrato Do FGTS?

| 21/04/2017 | Reply

Todo trabalhador brasileiro que estiver admitido formalmente num emprego, tem direito ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Benefício que entre outras coisas, visa auxiliar o trabalhador em investimentos como a casa própria. Mas, quem pode recorrer a este benefício? Como dá entrada? Como consultar o extrato de FGTS? Vamos apresentar respostas para essas dúvidas.

Tem direito ao FGTS os trabalhadores regulados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), devidamente registrados. Enquadram-se nesse perfil os trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Poderá solicitar o saque do FGTS trabalhadores demitidos sem justa causa, ou que apresentem motivos como aposentadoria, doenças graves, mais de três anos sem depósito na conta, entre outros.

Acompanhar a movimentação em sua conta de FGTS é fundamental, pois possibilitará saber se o empregador não tem realizado os depósitos regulares. A seguir mostraremos como fazer para consultar o extrato de FGTS.

Extrato do FGTS

Existem algumas formas de consultar o extrato de FGTS. As duas mais práticas são pelo site da caixa, e utilizar o aplicativo para celulares. Porém, o trabalhador precisará ter o Cartão do Cidadão, pois só com sua senha de 6 dígitos ele poderá ter acesso as ferramentas de consulta. Montamos um passo a passo para facilitar o acesso.

Site da Caixa

1 – O trabalhador precisa criar uma senha de internet para ter acesso (servirá para usar no aplicativo do celular). Siga o link www.caixa.gov.br/extrato-fgts/

2 – Na primeira caixa informe o NIS ou PIS/PASEP, depois clique em CADASTRAR SENHA.

3 – Aparecerá um contrato de adesão de serviços da Caixa, leia-o e no final clique ACEITO.

4 – Será direcionado para página de “Cadastro da senha”. No primeiro campo informe a senha do Cartão do Cidadão, no segundo espaço crie uma senha de 6 a 8 caracteres entre letras e números, repita no terceiro espaço, resolva a charada de segurança e confirme.

5 – Com a senha criada siga para o link: www.fgts.gov.br/servico_online/saldo_fgts.asp

Clique no ícone em destaque por amarelo “CONSULTAR EXTRATO COMPLETO DO FGTS”, faça o login com NIS ou PIS/PASEP, use a senha recém-criada e confira todas as informações de seu extrato do FGTS.

Aplicativo de celular

O trabalhador precisará ter um celular com acesso a dados de navegação, ou utilizar um sinal de Wi-Fi.

1 – Em seu aparelho celular (Android ou IOS) vá na “loja de aplicativos”.

2 – Em pesquisar e escreva “FGTS SALDO”, algumas opções surgirão, mas escolha a que tenha o nome “Caixa Econômica Federal”, como na figura abaixo:

3 – Faça o download.

4 – Após baixar o aplicativo, informe o número do NIS ou PIS/PASEP. A senha é a mesma utilizada na navegação pelo site. Mas, não tenha senha da internet, clique em “PRIMEIRO ACESSO”, será mostrado o contrato de adesão, leia-o, confirme. Em seguida informe o número do NIS ou PIS/PASEP. Confirme alguns dados pessoais e siga para confirmar a senha. Lembrar que só poderá usar o APP se tiver a senha do Cartão do Cidadão.

Outras formas para consultar extrato de FGTS

Além dos meios digitais ainda é possível receber em casa o extrato do FGTS. A cada 2 meses é enviado uma correspondência para alguns brasileiros que optam por esse meio de comunicação. A desvantagem é a possibilidade de extravio e muitas vezes a entrega é atrasada, o que torna a informação um tanto obsoleta.

Outra forma de ser ter informações sobre o FGTS é ligando para o Caixa Cidadão o 0800 726 0207. A ligação é gratuita, mas algumas pessoas podem ter dificuldades em entender os dados passados.

Manter-se informado nunca é demais. Faça uso desses caminhos para consultar o extrato de FGTS. Com esse conhecimento o trabalhador terá como planejar o sonho da casa própria, por exemplo.

Category: FGTS

Leave a Reply