Como solicitar a 2º Via da habilitação

| 05/05/2017 | Reply

A maioria dos motoristas tem por costume utilizar a CNH como o principal documento de apresentação sempre que é exigido algum documento oficial. Afinal de contas, a CNH (Carteira Nacional de Habitação) é válida em todo o país e conta com os principais números pessoais geralmente solicitados, ou seja, o RG e o CPF.

Assim como outros importantes documentos oficiais se você perder, for roubado, furtado ou a sua habilitação sofrer algum tipo de dano como também precisar alterar alguma informação oficial é necessário tirar a 2ª via.

Realizar este tipo de procedimento pode ser uma dor de cabeça, uma vez que precisará se dirigir ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado, apresentar os seus documentos pessoais e ainda pagar uma taxa de arrecadação (que varia conforme a região).

Se você achou isso um pouco trabalhoso e complicado saiba que não é assim. Apesar de toda a burocracia existente, procedimentos urgentes como à retirada da segunda via de documentos ficou mais simples, e dependendo da sua região poderá contar com o auxílio da internet para agilizar o seu pedido.

Ficou interessado em saber como funciona todo esse processo? Então me acompanhe, pois preparei este artigo com o intuito de te auxiliar e assim adquirir a 2ª via da sua CNH.

Em que situações se pode (e não pode) solicitar a 2ª via da habilitação?

É muito importante que você saiba sobre isso. A 2ª via da CNH poderá ser solicitada nos seguintes casos, a saber:

  • Perda, roubo ou furto (para a sua segurança é recomendável que faça o Boletim de Ocorrência na delegacia para se resguardar de qualquer problema que possa surgir do uso do documento por parte de terceiros);
  • Danificação da CNH (Quando a mesma apresenta problemas que prejudicam a sua leitura);
  • Alteração de dados (a grafia ou o acréscimo de sobrenome e observações pertinentes ao seu portador para poder dirigir veículos).

Por outro lado, não se pode solicitar a 2ª via de sua CNH quando o documento estiver próximo ao seu vencimento. Sendo assim, deve-se fazer a devida renovação, e caso precise fazer alguma alteração no documento, aproveite a ocasião para fazer a atualização necessária.

O que fazer para solicitar a 2ª via da CNH

Em primeiro lugar, você deverá acessar o site do DETRAN do seu estado e verificar se no mesmo é disponibilizado o DAE (Documento de Arrecadação Estadual). Em caso positivo, é só fazer a impressão do documento para poder quita-lo. Mas, se essa alternativa não estiver disponibilizada no site você deverá se apresentar pessoalmente no DETRAN para solicitar o boleto da taxa.

E só para te lembrar, o valor da tributação varia para cada estado podendo chegar até R$ 90,00 em média. Para saber o valor exato é só verificar no próprio site do DETRAN que geralmente divulga esta informação.

Em contrapartida, se você perdeu a sua CNH ou ela foi roubada ficará isento do pagamento da taxa, mas para isso será necessário que apresente o B. O., que serve como um comprovante.

Documentos necessários para solicitar a 2ª via da habilitação

Quando for se apresentar pessoalmente ao DETRAN para solicitar a 2ª via da sua Carteira, leve consigo os seguintes documentos originais:

  • RG (CTPS ou Passaporte);
  • Recibo do pagamento realizado referente à quitação da taxa;
  • Cópia do comprovante de residência (se a 1ª via da CNH foi emitida em outro estado você deverá apresentar a “declaração de residência” com firma reconhecida);
  • CPF;
  • Foto 3×4 colorida.

Tags: , ,

Category: CNH

Leave a Reply