Confira O Passo A Passo Para Se Inscrever No FIES

| 19/03/2017 | Reply

Com o objetivo de possibilitar o acesso à universidade por parte das famílias de baixa renda, o governo federal criou e potencializou o Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES). Por meio de uma linha de crédito, o aluno pode cursar uma graduação em uma instituição privada.

Funciona da seguinte forma: durante o curso, quem paga a mensalidade para a instituição de ensino é o próprio FIES. O aluno precisará quitar somente parcelas trimestrais correspondentes aos juros do empréstimo. O valor do financiamento começará a ser pago pelo estudante apenas após a conclusão da graduação. E isso será feito em várias prestações e com juros bastante baixos, inferiores ao mercado.

Quem pode participar do FIES?

O FIES tem alguns requisitos para que você possa solicitar o crédito estudantil e estudar em uma instituição privada. Confira abaixo:

  • Ter renda familiar per capita de até três salários mínimos;
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado média superior a 450 pontos, sem zerar a redação;
  • Instituição de ensino superior deve estar cadastrada no programa e ter avaliação positiva do Ministério da Educação;
  • Não há limite de idade para quem quiser participar do FIES;
  • Não pode ter sido beneficiado pelo programa anteriormente;

Passo a passo da inscrição ao FIES

O FIES abre vagas apenas duas vezes por ano e está com oportunidades cada vez mais limitadas. Portanto, é importante ficar atento à abertura do processo seletivo e ter todos os documentos em mãos para conseguir agilizar a solicitação e a seleção no programa. Confira a seguir o passo a passo completo para a realização da sua inscrição no FIES.

  1. Cadastro no FIES Seleção

Acesse o site do Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e preencha todos os dados pedidos. Você deverá informar o seu CPF, a data de nascimento e um e-mail válido, que será usado para o FIES se corresponda com você. Você precisará também cadastrar uma senha para ser usada sempre que acessar o sistema.

Ao término do preenchimento você receberá uma mensagem no e-mail cadastrado para confirmar os dados. Com isso, o acesso ao site estará liberado para concluir sua inscrição, fornecendo seus dados pessoais, além do curso e da instituição que irá estudar.

  1. Inscrição no SisFIES

O estudante que for pré-selecionado precisará acessar o site do SisFIES em até cinco dias após a divulgação de sua pré-seleção para poder realizar a inscrição neste site. Você deverá mencionar as informações do financiamento a ser contratado.

Nesse momento também deverá ser escolhido o agente financeiro e a agência bancária entre as duas instituições autorizadas pelo governo federal a conceder o financiamento: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

  1. Validação das informações na faculdade

Com a inscrição no SisFIES feita, o aluno precisará validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino superior. O prazo máximo é de até 10 dias após a inscrição. Leve toda a documentação e informações da inscrição para a sua faculdade, que vai dar andamento ao pedido.

  1. Hora de firmar o contrato de financiamento

Com as informações validadas pelo CPSA, o estudante – e seu fiador, se for o caso – deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para formalizar a o financiamento. O prazo é de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pelo CPSA.

Category: Estudante

Leave a Reply