Conheça a nova carteira de habilitação com o Código QR

| 27/03/2017 | Reply

Pelos vistos o Departamento de Trânsito (Detran) está empenhado em acabar com as falsificações e fraudes vinculadas a carteira de habilitação Nacional (CNH), e o método escolhido para o efeito, é a emissão de um novo modelo de carteiras de habilitação com um código QR associado.

Esta nova medida aprovada segundo a resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), irá servir de um instrumento mais eficiente e eficaz na constatação de irregularidades cometidas por alguns motoristas no que diz respeito a detecção de possíveis falsificações e fraudes nas CNHs.

E as novas carteiras de habilitação com o código QR, passaram a ser adotadas no mês de Maio logo após determinação do Conatran. E no início de Maio (data que inicio a implementação do QR Code nas carteiras) o Detran do Acre já contava com cerca de 1,9 mil carteiras de habilitação emitidas.

Como funciona a carteira de habilitação com o QR Code

O código QR que está localizado na parte traseira do CNH, ocupa um quadrado de 5 cm x 5 cm, todo ele na cor preta. Esta nova forma de identificação dispensa a necessidade de haver um lazer que emite luz vermelha para o escaneamento do mesmo, como ocorre no código de barras.

Com o QR Code, o trabalho dos agentes de trânsito fica ainda mais prático, e as chances de irregularidades nas carteiras do motoristas não serem detectadas, tornam-se cada vez mais enxutas.

Este código é baseado em uma imagem totalmente codificada, e para escanear a mesma, só é necessário usar a câmera de um smartphone, através do aplicativo Lince, o qual pode ser baixado para os sistemas Android e iOS.

Com o código QR lido pelo Smartphone ou ainda algum equipamento capaz, é possível observar várias informações relacionadas a carteira de habilitação do motorista (como a validade do documento).

Vantagens de uma carteira com QR Code

Esta nova versão das CNHs, irá e muito facilitar o trabalho que já vinha sendo realizado pelos agentes de trânsito, pois agora os mesmos poderão ter acesso direto as informações do registro de condutores Habilitados (Renach) de forma prática.

Para além da melhoria na performance dos fiscais de trânsito, Como declarou ao G1 Pedro Longo, o diretor-geral da Detran do Ace, ainda “Vai ser possível checar se a carteira está válida, se existe alguma infração ou qualquer outra irregularidade. Queremos coibir as falsificações e garantir uma maior segurança no momento da fiscalização”.

Como será a atualização para a nova CNH

Por não ser uma medida obrigatória a curto prazo, a nova carteira será atualizada aos poucos, ou seja, a medida em que as pessoas forem a renovar, pedirem a segunda via ou a receber a primeira via da carteira.

Então, se o motorista tiver o seu CNH dentro do prazo de validade, não há necessidade de fazer uma renovação imediata do documento.

E segundo explicou o diretor da Detran do Acre, “Não vai ser cobrada nenhuma taxa adicional do condutor” na emissão do documento.  Sendo que a medida tem como objetivo principal garantir maior agilidade no processo de verificação da informação, tornando deste modo o processo mais fácil.

Category: CNH

Leave a Reply