Consultar Tabela FIPE





A Tabela Fipe surgiu a partir da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ou simplesmente FIPE. Essa instituição é privada e não possui nenhum fim lucrativo. O grande objetivo da instituição é realizar pesquisas, estudos e análises sobre os vários fenômenos econômicos e sociais do nosso país. Todo esse estudo e pesquisa possui como base o instrumental teórico e metodológico da Economia.

Podemos afirmar que atualmente a a Tabela FIPE é a nossa maior referência quando o assunto é valores de carros e motos usadas. Essa tabela é constantemente atualizada para os valores mais reais possíveis para cada tipo e modelo de carro em especial.

A Tabela Fipe é atualizada mensalmente, baseando-se nas pesquisas feitas nos 24 estados do país, fazendo o descarte dos valores que ficam muito abaixo e também dos valores muito acima do normal. Tendo como objetivo servir para calcular o IPVA, em aplicação de contratos de compras e vendas, entre pessoas, seguradoras e financeiras. Por isso a importância de ter e saber como consultar a Tabela Fipe.

Na tabela Fipe, algumas coisas são levadas em contas também, bem diferentes talvez do que o cliente está acostumado, pois o ano do veículo refere-se ao ano do modelo e nisso não são considerado veículo para uso profissional ou especial, pois muita gente se confunde sobre isso.





Tenha em mente que ao consultar a Tabela Fipe ela trabalha com o valor médio de veículos, fazendo uma base dos valores que são praticados nacionalmente. Eles não são consideravelmente, valores exatos, pois os valores dos veículos mudam de acordo com o local que se mora, com a cor, acessórios, o estado de conservação, entre outros fatores que são levados em conta, sendo apenas um comparativo.