Contas Inativas Do FGTS: Saiba O Que Fazer

| 09/09/2017 | Reply

O FGTS ou “Fundo de Garantia do Tempo de Serviço” é um dos benefícios trabalhistas mais importantes e que ampara financeiramente aqueles que foram dispensados sem justa causa dos seus postos de trabalho.

No fim de 2016, o presidente da república, Michel Temer, anunciou oficialmente que os cidadãos possuidores de contas inativas do FGTS poderão sacar o dinheiro do beneficio e assim milhões de brasileiros passaram a acompanhar com bastante expectativa todas as notícias e novidades que envolvem o assunto.

De acordo com a Caixa Econômica Federal cerca de 120 milhões de pessoas já buscaram por algum tipo de informação relacionado às contas inativas do Fundo de Garantia. Vale lembrar que os trabalhadores que puderem sacar o dinheiro disponível do benefício terão uma renda extra que será bastante útil para colocar a vida financeira em ordem.

Se você está precisando de uma “ajudinha” financeira e possui alguma conta do FGTS está mais do que convidado a ler este artigo até o final, uma vez que preparei o mesmo para esclarecer algumas dúvidas pertinentes e mostrar como será realizado o saque das contas inativas do FGTS. Preparado? Então continue comigo.

O que são contas inativas do FGTS?

As contas inativas do FGTS são aquelas que deixaram de receber os depósitos mensais que eram normalmente realizados devido a um pedido de demissão ou mesmo a uma dispensa feita pelo empregador. Como as contas do FGTS podem ser comparadas a uma conta poupança, elas também possuem rendimentos que, ao longo do tempo, podem se tornar um bom valor.

Dessa forma, as contas inativas podem ficar sem depósitos, mas se possuírem algum saldo o valor receberá os rendimentos normais do programa. Por iniciativa do Governo Federal foi realizado um levantamento que apontou mais de 30 milhões de contas do FGTS inativas, cujos valores podem alcançar a marca de R$ 43 bilhões, sendo que aproximadamente R$ 34 bilhões devem ser sacados pelos trabalhadores até o final desse primeiro semestre de 2017.

Quem poderá sacar o dinheiro do FGTS inativo?

Conforme divulgado pelo Governo Federal terão direito ao saque os trabalhadores que possuem conta do FGTS que deixaram de receber os depósitos desde o dia 31 de dezembro de 2015, independente se foi fruto de demissão solicitada pelo próprio trabalhador ou a finalização do contrato por justa causa.

Como consultar o saldo da conta inativa do FGTS

Para poder conferir o valor do saldo de sua conta do FGTS inativa você poderá fazer a consulta através das seguintes alternativas: no site da Caixa Econômica Federal ou no portal do FGTS, bem como por meio de aplicativos para tablets e smartphones.

Além destes meios eletrônicos você também poderá (se quiser) fazer uma consulta diretamente em alguma agência da Caixa ou então nas Casas Lotéricas. Neste modo presencial é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o seu Cartão Cidadão ou a sua Carteira de Trabalho.

Qual é o valor disponível para o saque?

O valor do saque do FGTS inativo é aquele que se encontra descrito no seu saldo e você pode saca-lo integralmente, mas para isso deve observar o calendário de pagamentos. Confira a seguir.

Calendário de pagamentos

Os trabalhadores beneficiados com o direito ao saque do Fundo de Garantia receberão conforme o mês de nascimento, sendo que os primeiros pagamentos serão liberados a partir de 10 de Março de 2017 para os aniversariantes dos meses de Janeiro e Fevereiro, enquanto os nascidos em Dezembro serão os últimos a sacarem o FGTS após o dia 14 de Julho de 2017.

Fique atento aos prazos para não perder essa oportunidade! Para receber todas as nossas dicas e informações exclusivas cadastre-se na nossa newsletter.

Category: FGTS

Leave a Reply