Dicas Na Hora De Comprar Um Carro Usado

| 06/02/2017 | Reply

Os preços dos veículos 0 km no Brasil são bem mais altos do que os de carros usados e a verdade é que só aumentam a cada mês que passa.  Além disso, é muito comum ver os clientes reclamando por não considerarem que fizeram uma boa compra e também que a relação custo-benefício não é vantajosa. Isso porque os preços são elevados e o automóvel muitas vezes não oferece mais do que um ar condicionado.

Então, sem dúvida, esse é mais um dos motivos para comprar um carro usado. Entretanto, para que essa compra seja vantajosa é preciso estar atento e checar alguns detalhes antes mesmo de sair com o carro da loja ou de retirá-lo com o antigo proprietário.

Os especialistas ainda aconselham a verificar se o carro já sofreu alguma batida, se está envolvido em alguma pendência jurídica, se possui chave reserva, e se vem com manual do proprietário.

Se você quer mais dicas de como comprar um carro usado, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Principais recomendações na hora de comprar um carro usado

A primeira dica de todas é procurar uma concessionária da marca do carro desejado. Isso porque, normalmente, esses locais oferecem algum tipo de garantia e também dados mais fiéis do veículo. A segunda dica é ir acompanhado do seu mecânico de confiança no momento da compra pois ele vai saber fazer uma melhor análise do automóvel.

O que deve ser visualmente checado na hora de comprar um carro usado

No momento da compra de um carro usado, o comprador deve conferir todos os itens de segurança, isso é, analisar desde a validade do extintor e a existência da chave reserva até a presença do triângulo e as condições do estepe. Também é preciso verificar o nível de óleo e solicitar o histórico de manutenção do veículo para que seja possível dar continuidade ao processo de conservação do mesmo. 

Aspectos mecânicos que devem ser checados na hora de comprar um carro usado

Para começar, uma dica básica é ligar o carro e usar a marcha lenta para verificar os ruídos na cabine bem como a vibração do volante e da alavanca de câmbio, para o caso de modelos manuais.

Sendo assim, dê uma volta na quadra e cheque também se o pedal de freio apresenta folga e como o veículo se comporta ao passar por um buraco.  Uma boa dica é que o seu mecânico de confiança esteja presente também nesse momento, pois poderá fazer uma análise mais precisa do automóvel.

Existe um jeito de saber se o carro já foi batido ou passou por uma enchente?

Se o concerto foi bem feito, fica bem difícil identificar se o automóvel já passou por essas situações. Entretanto, profissionais recomendam que seja verificado o alinhamento das portas, do porta-malas e do capô, diferenças no tom da pintura e também conferir parafusos, especialmente de portas e tampas. Isso porque quando os parafusos vêm de fábrica, eles já são pintados quando estão na carroceria.  Então, quando possui outro tom diferente é porque já houve algum conserto.

Onde comprar um carro usado?

A primeira opção para comprar um carro usado deve ser sempre uma concessionária ou loja.  Isso porque esses lugares costumam fazer um filtro de tudo que será preciso para entregar o carro ao futuro dono bem como analisar se ele foi recuperado de um sinistro e se existe algum tipo de bloqueio administrativo.

Comprar de alguma locadora também pode ser uma boa alternativa visto que a maioria adquire carros de único dono.

Aproveite essas dicas e não tenha mais dúvidas na hora de comprar um carro usado!

Category: Carros

Leave a Reply