Dicas Para Fazer Um Currículo Com Pouca Experiência

| 08/09/2017 | Reply

A busca pelo o primeiro emprego é bem difícil, principalmente quando não se tem experiência profissional, o medo de entregar um currículo vazio muitas vezes assombra diversos candidatos que estão em busca da primeira oportunidade.

Escrever informações irrelevantes ou colocar objetivos não muito claro, pode ser visto de maneira ruim pelo o recrutador, o recrutador não pode perder tempo analisando currículos, por isso, quanto mais objetivo for o seu currículo melhor.

Outro problema muito comum entre os candidatos é o erro de português, cuidado! Isso pode te desclassificar da vaga.

Está em busca do primeiro emprego, não significa dizer que não tenha experiências profissionais validas a respeito do mercado de trabalho, você pode relatar no seu currículo as experiências informações, os famosos bicos, porém não exponha no seu currículo, você pode relatar isso na sua entrevista pessoal.

Vejas algumas dicas:

Não enrole ou minta em seu currículo

O medo de entregar um currículo muito vazia faz as pessoas caírem na tentação de omitir e mentir informações, erros como esses são facilmente identificados por um recrutador, escrever objetivos e informações irrelevantes são erros comuns entre os candidatos, porém ser o recrutador identificar facilmente você pode ser eliminado.

Essa dúvida vem mais cedo ou mais tempo, se você tem quase nenhuma experiência profissional, o que incluir?

Esse tipo de preocupação em relação a experiência profissional é natural, principalmente em início de carreira, grande maioria dos jovens não reconhecem as suas experiências profissionais informações como experiência no mercado de trabalho.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo as experiências informais, os famosos bicos são validas como experiência, desde que é claro você tenha aprendido com essa experiência.

A falta de experiência assusta muitos candidatos, porém a várias formas de expressar a sua experiência profissional, trabalhos voluntários também se aprende alguma coisa, pois aprende a fazer tudo.

Outra forma de chamar a atenção do recrutador para o seu currículo é através da sua formação acadêmica, apesar da inexperiência profissional, o seu currículo educacional chama a atenção do recrutador, pela a sua vontade de crescimento.

Então aposte em cursinhos, palestras, oficinas e qualquer outro curso de qualificação profissional que venha a trazer mais qualificação profissional.

Relate também em seu currículos as experiências marcantes da sua vida acadêmica ou profissional.

Veja um modelo perfeito para quem está começando agora no mercado de trabalho:

  • Modelo de Currículo para quem busca a primeira oportunidade

Dados Pessoais

Essas informações devem constar no início do seu currículo, nome completo, data de nascimento, estado civil se quiser, é um item opcional, endereço, cidade, CEP, telefone e e-mail de contato.

Objetivo Profissional

No objetivo o candidato deve informar o cargo que tem interesse ou área de atuação que deseja trabalhar.

Formação Acadêmica

Informe o seu nível de escolaridade, sendo assim, informe o nome da instituição o curso ou nível de estudo realizado, ser concluiu ou está em andamento, ou ser tiver cursando informe a previsão de termino do seu curso.

Qualificação Profissional

Informe todos os cursos que você tem ou está cursando de qualificação profissional, curso de informática ou idiomas também deve entrar neste campo.

Experiências

Experiências no mercado informal também pode ser citadas, isso significa que você colheu os bons frutos do aprendizado.

O que não devo colocar no currículo?

  • Inclua foto somente quando o recrutador solicitar;
  • Número de documento também não deve ser colocar;
  • Não coloque o título do seu currículo, o seu currículo já é identificado como currículo quando coloca o seu nome;
  • Nome dos pais, marido ou esposa também não se faz necessário o currículo é seu;
  • Contato de referências profissionais também não deve ser colocado;
  • Pretensão salarial.

Category: Emprego

Leave a Reply