Nova Carteira Nacional de Habilitação

| 18/06/2017 | Reply

O ano de 2017 começou com novidades. Desde o último dia 02 de Janeiro que as novas CNHs ou Carteiras Nacionais de Habilitação ganharam um novo visual mais bonito e moderno. Os novos modelos já começaram a ser expedidos e se não estiver prestes a renovar o seu documento fique tranquilo, pois não há necessidade de troca-lo imediatamente.

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), as CNHs receberão nova coloração e dispositivos de segurança que auxiliam na prevenção a possíveis falsificações. Vale lembrar que as mudanças foram determinadas justamente por esse Conselho em Maio de 2016 e agora estão valendo para todo o território nacional.

Se você ainda não viu e está curioso para saber como será a sua nova carteira de motorista continue comigo, já que a partir do próximo parágrafo irei te mostrar todas as modificações que foram realizadas, para deixar este importante documento mais bonito e seguro. Confira!

Cor da tinta e Impressão do documento

Uma das mudanças mais notáveis diz respeito à cor da tinta utilizada na impressão do documento. Antes, era empregada a tonalidade azul esverdeada sobre a tarja localizada no topo da CNH. Porém, com as novas mudanças a coloração é preta.

E por falar em impressão, a qualidade em alto relevo será mantida, mas o documento sofrerá um acréscimo: no lado direito superior terá o desenho do mapa do estado que foi o responsável pela emissão da CNH.

Do outro lado, ou seja, no canto esquerdo da habilitação será impresso um mapa do Brasil com uma tinta de variação óptica, a qual dificulta a sua tentativa de falsificação e acima o desenho do Brasão da República.

Alguns outros brasões estarão presentes na carteira, mas só serão vistos quando estiverem sob a luz negra. No mais, o fundo receberá uma cor amarelada e mais alguns elementos gráficos como, por exemplo, números que poderão ser observados com o auxílio de uma luz ultravioleta.

Números e holografia

Agora na nova habilitação serão impressos os números de identificação nacional referente ao Registro Nacional, assim como o Número do Espelho da CNH, da identificação estadual e o do formulário do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Já, na parte inferior do documento será possível perceber a existência de uma holografia com a sigla “CNH” impressa e que se repete várias vezes. Além disso, foram impressos novos fios de micro letras que dificultam as falsificações.

Tipo de papel

O novo modelo único da Carteira de Habilitação será confeccionado em papel marca d’água e as tintas utilizadas na impressão possuem variações óticas e fluorescentes, além de conter algumas imagens secretas. Para aumentar a segurança e validade do documento, um dos itens pensados e incluídos na CNH foram alguns elementos em relevo.

QR Code

O QR Code possui o tamanho de 6 x 6 cm e se encontra no verso. O objetivo de sua presença no documento é para auxiliar na busca pela localização dos dados referentes ao motorista sem que para isso seja necessário digitar informações. Deste modo, com esse código é só se conectar diretamente a CNH e o RENACH para obter os dados desejados de forma mais rápida.

Todavia, como as novas mudanças foram implantadas recentemente é provável que as carteiras emitidas a partir do mês de Maio tenham o código impresso no documento.

Quanto custa a nova CNH?

Essa é uma das perguntas mais realizadas pelos condutores de veículos, afinal com tantas mudanças na impressão do documento é natural que se pense que haverá algum acréscimo de valor. Entretanto, a boa notícia é que o valor da CNH continuará o mesmo.

Agora é só verificar qual é a data de vencimento da sua habilitação, pois o novo documento será de acordo com as modificações apresentadas neste artigo.

Tags: , ,

Category: CNH

Leave a Reply