O Que É Mais Importante Em Um Currículo?

| 01/11/2017 | Reply

Na hora de elaborar um currículo sempre ficamos na dúvida do que é mais importante colocar, algumas informações como dizer se sou casada ou ser tenho filhos faz diferença na hora do preenchimento?

Quando falamos de dados pessoais quais são indispensáveis?

Em um currículo não pode faltar suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, endereço completo incluindo o seu CEP, telefone e e-mail de contato, esses dados são extremamente importante para que o recrutador conheça um pouco mais sobre você, onde você mora entre outras informações pessoais.

Uma coisa extremamente importante sobre os e-mails é em relação ao endereço de e-mail, como por exemplo gatinha 2017@xxx.com, cuidado com isso, e-mail dessas maneira não causam uma boa impressão. Por isso, é extremamente importante evita-los.

Informações sobre filhos, estados civil, hobbies e interesse pessoais é opcional, ou seja, você coloca ser quiser. Em um currículo também não pode deixar de faltar as seguintes informações como:

  • Objetivo profissional;
  • Histórico profissional;
  • Sua formação acadêmica;
  • Idiomas;
  • Cursos;
  • Experiências profissional.

Vamos aos detalhes:

No campo objetivo profissional é onde o candidato não pode deixar de informar a área de interesse ou cargo pretendido, tenha em mente apenas um opção, se for colocar mais de uma opção, as áreas de interesse tem que está relacionado a sua trajetória profissional.

No campo histórico profissional conte as suas experiências no mercado de trabalho, o ideal é que conte da mais antiga para a mais recente, inclua os períodos em que ficou na empresa de entrada e saída. Coloque o nome da empresa que trabalho, o porte da mesma e a sua função dentro da companhia.

No campo formação acadêmica deve incluir os cursos técnicos de qualificação profissional, pode incluir curso de graduação, pós-graduação, MBAs, mestrado, especialização e doutorado, é importante que coloque os seus cursos em ordem de importância e ser possível em ordem cronológica, o seu diploma o título mais importante vem primeiro.

No campo idiomas coloque o nível real de conhecimento na área de idiomas, é importante que seja sincero (a) e coloque as suas reais qualificações, pois quais querem informações podem comprometer o seu resultado, isto porque, o recrutador pode te testar na hora da entrevista, então coloque somente o teu conhecimento.

Sobre os eventos e seminários que você venha a participar, cite apenas o que tem mais relevância a sua carreira profissional, a ideia é a mesma para as suas experiências profissionais, descreva sempre apenas o que é relevante para a sua trajetória profissional.

Uma dica importante é não incluir foto, pretensão salarial, é importante que deixe o entrevistador curioso sobre você, deixando brecha para que ele te convoque para uma entrevista pessoalmente.

Muitas pessoas não sabem da importância de um bom currículo profissional, por isso, muitas vezes fazem por fazer e não se preocupam com a qualidade do conteúdo. O currículo na grande maioria das vezes é visto pelo os candidatos como um pedaço de papel sem importância, para quem tem esse pensamento, vale um alerta!

O currículo é um documento essencial na seleção de profissionais em determinada empresa, o formato do seu currículo r as informações que constam no mesmo selam o seu destino, onde o destinado pode a lista dos melhores candidatos ou simplesmente a lata de lixo.

Através do currículo que é feito o primeiro marketing pessoal, onde o entrevistador cria uma curiosidade sobre o candidato, afim de querer saber mais sobre o seu candidato, te convocando para a próxima etapa onde você irá descrever a ele todo o seu perfil profissional e dizer ao mesmo o porquê você é o mais qualificado para a determinada vaga.

Category: Emprego

Leave a Reply