O Que É O Enem E Para Que Serve?

| 18/09/2017 | Reply

Criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou, com o passar do tempo, um instrumento importante para levar as pessoas para o ensino superior, ampliando o acesso à educação terciária.

Isso porque, a partir de 2009, o exame passou a servir para selecionar estudantes de todo o Brasil para entrar em institutos federais e universidades públicas. Além disso, ele passou a ser a ferramenta avaliativa para os interessados nos programas governamentais Fies (Financiamento Estudantil do Ensino Superior), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificado). Tais programas facilitam o acesso dos jovens às instituições federais ou possibilitam que estudantes de baixa renda estudem em cursos de graduação de instituições privadas.

A próxima edição do Enem está marcada para acontecer entre os dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos. Trata-se de uma mudança em relação às últimas edições, quando a prova acontecia em apenas um final de semana. As inscrições, no entanto, já se encerram no dia 20 de maio.

Por que é preciso fazer o Enem?

O Enem atualmente é determinante para quem quer estudar no ensino superior no Brasil. Entenda por que é preciso prestá-lo:

  1. Para entrar nas universidades federais

O caminho para ser aceito pelas instituições federais de ensino superior é o Enem. Porém, cada local tem autonomia para escolher a forma que irão utilizar a prova em seu processo se seleção. A maioria passou a usar o Sisu, mas outras ainda mesclam com vestibulares próprios. É importante saber de antemão qual modalidade foi escolhida pela universidade que você quer cursar.

  1. Para se habilitar para o Sisu

Como muitas universidades escolheram o Sisu como único critério de seleção, é vital participar do Enem e ter boa nota para poder se inscrever nesse sistema. O Sisu abre vagas duas vezes por ano e é com a nota do Enem que você pode pleitear uma vaga em qualquer universidade pública do país. O resultado sai em quatro dias de acordo com a nota de corte do curso desejado e a sua posição em relação às vagas abertas.

  1. Para participar do Sisutec

O mesmo vale para participar do Sisutec, que funciona de forma semelhante ao Sisu. A principal diferença é que os candidatos deverão prestar o Enem para poder pleitear uma posição em um curso técnico, seja em institutos federais, estaduais ou municipais.

  1. Para pleitear uma bolsa no Prouni

Para conseguir uma bolsa e cursar o ensino superior sem precisar pagar a integralidade da mensalidade, ou até mesmo estudar de graça, o estudante precisa prestar o Enem. Para participar do Prouni a pessoa precisará ter uma nota superior a 450 pontos e não zerar a redação. Além disso, a renda per capita da família tem que ser de até três salários mínimos.

  1. Para obter financiamento no Fies

O Enem é a porta de entrada a quem quer estudar, mas não tem condições de arcar com os estudos em uma universidade privada. Por meio de uma linha de crédito, o governo federal paga para a instituição particular para que o estudante possa cursar a graduação. A pessoa só vai começar a pagar o valor, em parcelas pequenas e com juros baixos, após o término do ensino superior. Assim como no Prouni, é necessária nota acima de 450 pontos e não pode zerar na redação.

Category: Estudante

Leave a Reply