O Que Fazer Quando Perder A Carteira De Trabalho?

| 02/04/2017 | Reply

Você sabe o que fazer quando perder a carteira de trabalho? Como ela é muito importante na vida de todas as pessoas que trabalham você deve imediatamente providenciar outra. Na carteira de trabalho contém o histórico profissional de todos os seus anos de trabalho.

Muitas pessoas não sabem como a carteira de trabalho tem benefícios na vida das pessoas, tanto que ela é um documento obrigatório a todas as pessoas maiores ou com 14 anos. Todas as informações de seu trabalho estão contidas na carteira de trabalho, por isso tente não a perder.

Com a carteira de trabalho, sendo ela assinada você tem o direito de receber os benefícios dos trabalhadores. São eles o seguro desemprego, fundo de garantia por tempo de serviço, férias, licenças maternidade e paternidade, décimo terceiro salário entre outras.

Para ajudar você que perdeu sua carteira de trabalho, preparamos o passo a passo de tudo o que você tem que fazer para conseguir outra. É fundamental saber o que fazer quando perder a carteira de trabalho, afinal qualquer pessoa pode perder a sua.

Passo a passo do que fazer quando perder a carteira de trabalho

Independente da área de trabalho que você atue, seja ela na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou qualquer outra é obrigatório a carteira de trabalho assinada pelo seu empregador. Ela é muito importante, por isso quando você perder siga essas dicas:

  1. Vá até uma delegacia de polícia e solicite um boletim de ocorrência

Assim que ver que você foi roubada ou que perdeu esse documento seu você deve ir até uma delegacia de polícia, a mais próxima de você para facilitar, e solicitar um boletim de ocorrência. Com ele em mãos e alguns outros documentos você pode pedir outra.

  1. Vá até a superintendência de Regional do Trabalho ou Emprego de sua cidade:

Muitas cidades não tem uma superintendência, então você pode ir até a prefeitura ou ao sindicato para solicitar uma nova carteira de trabalho. Você deve levar com você os seguintes documentos:

  • Boletim de ocorrência;
  • Certidão de nascimento, de casamento ou carteira de identidade;
  • Uma foto 3X4 recente com o fundo branco;
  • Documento que comprove o número da carteira de trabalho perdia, pode ser o extrato do seu fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS);
  • Cópia da ficha de registro de empregado com carimbo CGC da empresa;
  • Termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, ou Ministério do Trabalho e Emprego, ou também Ministério Público e Defensoria Pública.

Para recuperar o registro de suas experiências profissionais é somente depois que você estiver com a sua nova carteira de trabalho em mãos. Aí você vai à Superintendência Regional e solicita o histórico que seus empregadores lançaram no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Entretanto o registro de suas experiências é somente a partir do ano 1976, então se você tiver experiência antes dessa data é necessário ir até a empresa que você trabalhou. Na empresa você deve solicitar que seja passado as informações a sua nova carteira de trabalho.

Em caso de danificação da sua carteira você também pode pedir outra, e para isso é só seguir as mesmas dicas que citamos acima nos casos de perda, roubo ou extravio.

Viu só como dá um pouco de trabalho recuperar a sua carteira? Por isso é importante você saber o que fazer quando perder a carteira de trabalho. Seguindo esse passo a passo em poucos dias sua carteira nova já estará em suas mãos.

É importante ressaltar também a importância da sua carteira de trabalho estar registrada, pois assim você recebe todos os benefícios de que tem direito. Nunca trabalhe sem registro em nenhuma empresa, isso só prejudica você. Além de perder os benefícios você perde o tempo de serviço registrado.

E aí, se gostou de saber o que fazer quando perder a carteira de trabalho? Se sim, não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com todos os seus amigos para que eles também saibam o que fazer quando perderem sua carteira de trabalho.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply