Onde Tirar A Carteira De Trabalho?

| 29/10/2017 | Reply

Você sabe a importância que a carteira de trabalho tem na vida das pessoas? Ela é um documento que registra todo o histórico profissional de um cidadão e é fundamental que ela seja assinada para que você receba os benefícios. Mas você sabe onde tirar a carteira de trabalho?

Para tirar a carteira de trabalho basta fazer um agendamento e comparecer em local e hora marcados. Se por ventura você não puder comparecer ao local é fundamental que você avise antes. Tirar a carteira de trabalho é um compromisso sério para todas as pessoas maiores de 14 anos.

A partir dessa idade você pode tirar a sua. É imprescindível que quando você comece a trabalhar seu empregador registre sua carteira de trabalho, como garantia de todos os benefícios que você tem direito. Esses direitos dos trabalhadores ajudam e muito a vida dos trabalhadores.

E se você não sabe como tirar e onde tirar a carteira de trabalho continue lendo esse artigo, pois separamos para você tudo a respeito sobre a emissão da carteira de trabalho. E se você ainda não tem a sua faça um agendamento agora mesmo.

Como e onde tirar a carteira de trabalho?

A carteira de trabalho é um documento obrigatório e você deve tirar o quanto antes. Por isso iremos ajudar você com algumas informações e dúvidas frequente que as pessoas têm sobre onde tirar a carteira de trabalho e também como tirar.

Em primeiro lugar você deve fazer um agendamento para tirar a sua carteira de trabalho. Ela é tirada em postos do Ministério do Trabalho e do Emprego, que funcionam com um sistema de agendamento. São vários os postos espalhados pelas cidades do país.

Se sua cidade não tiver um desses postos basta ir até a prefeitura ou sindicato e fazer a carteira de trabalho lá. Você deve ter em mãos 4 documentos que são:

  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Com esses documentos você já pode fazer a sua carteira de trabalho. Ela é feita de forma gratuita e tem muitos benefícios para as pessoas. Quando você faz a carteira de trabalho e seu empregador a registra você tem direito a receber seguro desemprego, férias, insalubridade, licenças entre outras.

Esses benefícios vão facilitar a sua vida, por isso quanto mais rápido você fizer melhor será para você. O prazo é de entrega da carteira é de 60 dias, entretanto em alguns lugares a emissão é feita na hora.

Quando você trabalha sem registro você não tem direito a esses benefícios, e isso só prejudica você. Na hora de se aposentar também será necessária a apresentação da carteira de trabalho, e analisando a sua contribuição você perde muito quando trabalha sem registro.

Se você perder sua carteira de trabalho por perda, roubo ou extravio é necessário tirar outra. Para isso você deve solicitar em uma delegacia de polícia um boletim de ocorrência para depois solicitar uma nova carteira de trabalho.

Quando a sua carteira de trabalho está danificada é necessário troca-la também, e para isso é só ir até o mesmo local onde tirou a primeira. Assim que você ver que perdeu a sua carteira de trabalho já providencie outra, afinal ela é de extrema importância para você.

Viu como é importante saber onde tirar a carteira de trabalho? Além dos benefícios que ela proporciona, a carteira é um documento obrigatório para as pessoas que trabalham, independente da área que ela atua.

Fique atento sempre a seus benefícios para não perder esse direito que você tem como trabalhador. Depois que você fizer a sua carteira de trabalho e conseguir um emprego a mantenha sempre em dia, para a segurança sua e também de seu empregador.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply