Os Melhores Antivírus Gratuitos Para Computador

| 13/01/2017 | Reply

Um antivírus gratuito é uma ferramenta eficaz para combater programas invasores que prejudica o funcionamento do computador. Mas, é possível listar os melhores? Vamos entender um pouco mais sobre eles.

Hoje quando pensamos comprar um notebook ou um desktop é quase simultâneo lembrar de baixar um antivírus. A grande circulação de spam, malwares, spywares e outros programas maliciosos é que nos faz ter atenção a este detalhe.

A escolha por um antivírus gratuito é ideal por vários motivos, o mais relevante é poder substitui-lo quando quiser. Um antivírus pago, caso não seja eficaz, não poderá ser trocado.

Antes de listarmos os melhores antivírus gratuitos disponíveis no mercado, vamos entender o que é um vírus, e como funciona o antivírus.

O que é um vírus?

Como próprio nome sugere o vírus de computador é um “corpo estranho” que invade a máquina causando sérios problemas no sistema operacional. Assim como o vírus biológico ele é de fácil propagação.

O vírus informático depois que infecta a máquina sai se dispersando por e-mails, ou em drives (CDs, Pen drive, SD, HD externo e outros).

O que mais aflige hoje as diversas pessoas que não vivem sem o PC ou Note é ter as informações roubadas por um vírus, talvez o maior motivo para quem faz o download de um antivírus gratuito.

Quando saber que a máquina está infectada?

Existem algumas dicas para perceber os sintomas de um computador infectado por vírus, são elas:

– Tela azul, geralmente quando aparece é mau sinal;

– Lentidão ao abrir documentos, pastas, imagens, etc.;

– Disco rígido trabalhando mesmo em descanso, sinal de vírus;

– Janelas abrem com avisos de problemas nos discos da máquina;

– Mensagens durante a execução de um programa

– Problema no envio de e-mails, se eles ficam preso na caixa de saída, é outro indicador de vírus;

– IP na lista negra, se recebe mensagem informado que seu IP está numa lista negra, significa que está rackeado e seu PC está enviando spam.

Se sua máquina apresenta esses problemas, chegou a hora de baixar um antivírus gratuito. Mas, como eles funcionam?

Antivírus, como funciona?

O antivírus combate e previne a ação de softwares perigosos a partir de varreduras diárias nos computadores. Um bom antivírus será atualizado sempre pela empresa que o criou, assim protegerá da maneira correta o PC ou Note.

Depois da varredura, caso o antivírus gratuito encontre alguma ameaça, ele isolará o programa invasor numa área chamada de quarentena. Avaliado o risco, o vírus deverá ser excluído.

A maioria dos antivírus disponíveis, o usuário precisará dar comandos como:

– Verificação Rápida

– Verificação Completa

– Verificação Personalizada (para pastas, ou dispositivos de drives)

É recomendável que diariamente seja executada a ação e realize a varredura completa uma vez na semana.

Os melhores antivírus gratuitos

Aqui a intenção não é de criar um ranking, apenas de dá opção de escolha. Cada empresa terá bons tutoriais explicação o funcionamento de seu produto e os seus diferenciais. Segue nossa lista:

1 – 360 Total Security

2 – Avira Antivírus

3 – AVG Antivírus

4 – Bitdefender Antivírus

5 – Panda Antivírus

6 – Avast Antivírus

7 – Windons Defender

8 – Ahn Lab

9 – Comodo

10 – G Data

Quando escolher, leia atentamente as instruções e quais são os tipos de análise que fazem. Os melhores terão boa interface gráfica, mostrando o desempenho de sua máquina e facilitando o uso.

Porém, o antivírus gratuito para funcionar plenamente precisa da ajuda do usuário. Evite entrar em sites desconhecidos, normalmente o antivírus bloqueará a ação, e se insistir, coloca em risco sua máquina. Por isso, fique sempre ter atenção aos alertas emitidos.

Baixe o antivírus gratuito e proteja sua máquina.

Category: Antivírus

Leave a Reply