Porque Trabalhar Com Carteira Assinada?

| 15/05/2017 | Reply

Você sabe para que serve a sua carteira de trabalho? Esse documento é obrigatório para todas as pessoas, entretanto não só ter essa carteira é importante. É fundamental que ela seja assinada, mas e se alguém te perguntar porque trabalhar com carteira assinada? Você saberá responder?

A carteira de trabalho pode ser feita a partir dos 14 anos de idade e ela é fundamental para que você receba seus direitos como trabalhador. Trabalhar sem carteira hoje em dia é possível, porém isso é um atraso para você, além da perca de todos os seus direitos.

A carteira de trabalho é um documento que registra todo o histórico profissional do cidadão. Se você não sabe porque trabalhar com carteira assinada continue lendo esse artigo. Preparamos cinco motivos que farão você entender a necessidade de trabalhar com a carteira assinada.

5 motivos do porquê trabalhar com carteira assinada

Quando você começa a trabalhar é essencial começar a trabalhar já com registro, porque isso modifica e muito a sua vida no emprego. São garantias que você tem se caso perder o emprego e muitos outros benefícios que citaremos agora para você. Então confira!

  • Garantia da aposentadoria:

A sua aposentadoria está diretamente ligada à sua carteira de trabalho assinada pois é nela que está o seu registro profissional. Quanto mais cedo você começar a trabalhar com a carteira assinada mais rápido você irá se aposentar. Seu registro na carteira decidirá também o valor da sua aposentadoria.

Para a garantia de uma boa aposentadoria, sem sofrimentos para conseguir e com um salário maior que o mínimo você precisa entender o porquê trabalhar com carteira assinada.

  • Pagamento do seguro desemprego:

O seguro desemprego como o próprio nome diz, é um valor que você recebe quando não está mais empregado. São seis meses de seguro (se você trabalhou mais de um ano) que te dão a garantia de uma vida da mesma forma quando você estava trabalhando.

Além disso o seguro desemprego ajuda você enquanto você não arruma outro trabalho. Afinal um novo emprego não se consegue de um dia para o outro não é mesmo?

  • Pagamento do fundo de garantia:

O fundo de garantia é um benefício que só as pessoas que trabalham com carteira assinada têm. A partir do momento que você começa a trabalhar o valor do fundo de garantia já se inicia. Você recebe esse benefício quando perde o emprego, por motivo qualquer.

Ele é realmente uma garantia que você tem quando fica desempregado e isso é um direito seu. Por isso é fundamental a carteira assinada quando você trabalha.

  • Férias:

O cumprimento correto das férias você terá apenas se trabalhar com carteira assinada, pois há regras que devem ser cumpridas. Se você trabalha sem registro dificilmente terá o cumprimento certo de suas férias.

  • Direito a licença maternidade e paternidade:

Esse direito é para pais e mães que acabaram de ter filho. A mulher tem, obviamente, um tempo maior de licença de seu trabalho que o homem e esse tempo é fundamental. Já para os homens o período é menor, mas é necessário para que ele e a mãe cuidem de seu filho.

  • Direito a insalubridade:

A insalubridade é um direito que as pessoas que trabalham em um local que com risco de contaminação recebem. Essas pessoas recebem um aumento no salário e os locais geralmente são hospitais, salas de raio X, etc.

O registro na carteira de trabalho deve ser feito para a segurança do funcionário e também do patrão. É fundamental estar tudo em dia para evitar o pagamento de multas ou outras ações.

E aí, gostou desse artigo onde falamos o porque trabalhar com carteira assinada? Se sim, não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com todos os seus amigos, principalmente os que trabalham ser carteira assinada.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply