Quais Os Direitos De Um Trabalhador Registrado?

| 18/02/2017 | Reply

Hoje em dia o governo oferece uma porção de diretos para um trabalhador que é registrado, são direitos capazes de oferecer aos beneficiários a garantia, segurança e eficiência, por isso, vale a pena você saber quais os direitos de um trabalhador registrado.

São diversos os fatores que devem ser analisados quando o assunto é começar a trabalhar em uma empresa, como por exemplo, o saber se você será ou não registrado, este é o principal fator que você precisa estar à parte.

Focado neste assunto, elaboramos este artigo com o intuito de mostrar a você quais são os direitos de um trabalhador registrado e todos os benefícios que o mesmo tem ao trabalhar com careira assinada.

Saiba quais são os direitos de um trabalhador registrado atualmente

Confira no decorrer deste artigo quais são os direitos de um trabalhador registrado e veja para que servem todas as reservas que são direcionadas a eles.

13º salário

O 13º salário é um valor pago no fim do ano para todo trabalhador registrado, este valor é referente ao valor do salário que o mesmo irá receber no mês de dezembro.

Já os trabalhadores que não completaram um ano de registro, este calculo deve ser feito dividindo o 13º salário por 12 e multiplicando pela quantia de meses que trabalhou.

Horas extras após a jornada de trabalho

Toda jornada de trabalho deve ter no máximo de 8 horas por dia dando um total de 44 horas por semana. Este horário é estipulado pela Constituição Federal, e se por um acaso o trabalhador trabalhar mais que isso, conta como hora extra.

Essa hora extra não é obrigada a fazer, porém, se o trabalhador não puder, ele pode ir embora que não irá descontar nada de seu salário.

Mas, se o cumprimento dessas horas extras for de extrema necessidade, ai é preciso fazer um acordo entre o trabalhador e a empresa, além disso, o valor das horas extras é 50% a mais que a hora normal.

Seguro Desemprego

Este direito é uma remuneração paga para você caso a empresa te demita, este valor é calculado através do seu último salário e não pode ser menor que o salário mínimo.

Férias remuneradas

Após o trabalhador ter completado um ano de registro em seu serviço, ele ganha um período de férias remuneradas equivalentes há 30 dias, porém, fica a critério do empregador decidir quando irá tirar as férias.

No caso da empresa não liberar para as férias, a mesma é obrigada a dobrar a remuneração que iria receber. Além disso, as férias podem ser divididas por períodos. Vale lembrar ainda que caso tenha mais de 33 faltas sem justificativa, o trabalhador perde o direito de férias.

Licença maternidade

A licença maternidade é um benefício que oferece a mulheres que ganharam bebês, 120 dias de licença após o parto. Este benefício pode ser estendido em caso de adoção e para pais que ficaram viúvos.

Aviso prévio

O aviso prévio é utilizado em caso de demissão ou quebra de contrato. Se a demissão ocorrer sem o aviso, você tem direito a uma porção de benefícios e direitos, mas se você sair sem avisar, você pode perder muitos benefícios também.

Além desses direitos trabalhistas existem muitos outros, porém os que mais são questionados hoje em dia são esses, então fique sabendo você também dos seus direitos e trabalhe em cima deles.

E ai, o que você achou deste artigo onde mencionamos os quais são os direitos de um trabalhador registrado? Se você achou interessante deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe com seus amigos para que eles também saibam quais são os direitos que eles possuem quando trabalham com carteira assinada.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply