Qual A Importância De Ter A Carteira De Trabalho?

| 15/04/2017 | Reply

Você sabe o que é Carteira de Trabalho? Ela é um documento obrigatório para todas as pessoas que prestam serviços remunerados, ou seja, para as pessoas que trabalham. É fundamental saber como funciona a Carteira de Trabalho e também a importância de ter a Carteira de Trabalho.

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório e você pode tirá-la a partir dos 14 anos de idade. Ela é muito importante na vida das pessoas que trabalham, pois sem ela e sem registro você não tem direito a muitos benefícios que estão previstos nos Direitos dos Trabalhadores.

Por isso é fundamental fazer um agendamento e tirar a as Carteira de Trabalho em qualquer posto de atendimento do Ministério do Trabalho, ou na prefeitura de sua cidade se for o caso. Esteja em mãos com seu RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

E se você ainda não sabe a importância de ter a Carteira de Trabalho separamos para você 4 benefícios de ter esse documento. Ele é essencial para o trabalhador, seja ele de qual ramo for, agricultura, na área doméstica, no comércio ou outra área, ou seja, ela é indispensável.

4 vantagens de se ter a Carteira de Trabalho

Se você ainda não tem a Carteira de Trabalho faça agora mesmo seu agendamento para a emissão dela. Em qualquer trabalho é obrigatório o registro e por isso você deve ter a Carteira em mãos.

E para sancionar suas dúvidas veja agora 4 vantagens de você ter a Carteira de Trabalho:

  1. Garantia da aposentadoria:

Todas as pessoas precisam se aposentar não é mesmo? Com a Carteira de Trabalho você tem a garantia de aposentadoria, afinal são anos que você contribuiu para sua cidade e para seu Estado. Nela estão contidas todas as informações sobre sua vida profissional durante sua vida toda.

Na hora de se aposentar é necessário apresentar a sua Carteira de Trabalho para garantir esse benefício. Por isso mantenha sempre sua Carteira em dia.

  1. Receber o Fundo de Garantia:

Como o próprio nome diz esse é um fundo de garantia para você que trabalha e foi dispensado ou por qualquer motivo saiu da sua área de atuação. Com a sua Carteira de Trabalho em dia é possível e é direito seu receber o Fundo de Garantia.

É possível consultar também seu Fundo de Garantia pela internet. Esse é um dinheiro que se acumula ao longo dos anos e quando você é mandado em bora ou sai você recebe o seu Fundo de Garantia.

  1. Receber o décimo terceiro salário:

O décimo terceiro salário é um algo muito importante na vida dos trabalhadores, entretanto só as pessoas registradas têm direito a ele. Se você ainda trabalha sem registre regularize imediatamente para receber o décimo terceiro salário e garantir um fim e começo de ano tranquilo financeiramente.

Como o próprio nome diz ele é um salário que você recebe a mais, ou seja, o décimo terceiro. Você recebe o valor do seu salário e geralmente em dezembro você recebe esse benefício.

  1. Receber o Seguro Desemprego:

O Seguro Desemprego é uma garantia na vida dos trabalhadores que por algum motivo saíram de seus respectivos trabalhos. Ele consiste no pagamento de 6 meses após a sua saída do trabalho, o que dá a você a segurança para viver bem mesmo estando desempregado.

Se você não tem registro e não tem Carteira de Trabalho esse direito não se inclui a você, por isso faça imediatamente sua Carteira de Trabalho. O Seguro Desemprego é fundamental na vida das pessoas que ficam desempregadas, afinal elas terão por 6 meses a garantia de um salário mesmo sem emprego.

Viu como são muitos os benefícios que você recebe com a Carteira de Trabalho? Além desses existem outros como o PIS, PASEP etc. É fundamental estar com sua Carteira em dia para o recebimento desses benefícios.

Além disso a Carteira de Trabalho deve estar regularizada para a segurança do patrão. E aí, gostou de saber mais sobre a importância de ter a Carteira de Trabalho? Se gostou deixe seu comentário abaixo e compartilhe com todos os seus amigos.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply