Saiba Como Funciona O Enem E O Que Cai Na Prova

| 21/10/2017 | Reply

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. Trata-se de uma mudança em relação a 2016, quando a prova ocorria em apenas um final de semana. Com o aumento do período para a realização do exame, também foram divididos os conteúdos a serem aplicados a cada dia. Neste artigo você vai entender melhor como se dará esse processo, além de saber os conteúdos que irão cair nesta edição da prova.

Primeiro dia do Enem

As modificações proporcionadas pelo Enem farão com que o primeiro dia de provas seja mais carregado de conteúdos. Serão oferecidas 90 perguntas de alternativa separadas entre Linguagens e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além disso, o candidato terá que escrever uma redação dissertativa-argumentativa, cujo tema é sabido apenas na hora, mas geralmente está ligado com algum assunto debatido na sociedade atualmente.

A prova terá um total de 5h30 de duração. É como ter apenas três minutos para responder cada questão e uma hora para produzir o texto da redação.

Segundo dia do Enem

O segundo dia é, em tese, mais leve, já que não há redação para escrever. O foco estará apenas em responder 90 questões. Porém, os assuntos podem parecer mais espinhosos, já que os conteúdos vão girar em torno da Matemática e suas Tecnologias e também das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Mas ao contrário do primeiro dia, nessa prova o tempo de duração é de 4h30. Isto é, serão os mesmos três minutos em média para responder cada uma das 90 questões. Ufa, haja conhecimento e rapidez!

Quais conteúdos vão cair no Enem?

Os conteúdos mudam a cada ano, mas há algumas estruturas-base que vão dar a diretriz do que normalmente cai no Enem a cada ano. São quatro grandes campos que serão detalhados a seguir.

Eixos Cognitivos

Os eixos cognitivos são as capacidades adquiridas pelo estudante ao longo do ensino médio. O objetivo é que elas sejam colocadas em prática no decorrer da prova da mesma forma que você faria diante de uma situação real, agindo de forma ética e cidadã. Entre as capacidades mencionadas estão:

  • Dominar linguagens;
  • Compreender fenômenos;
  • Enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação;
  • Elaborar propostas.

Competências e Habilidades

Competências e habilidade são o “que” e o “como” da prova do Enem. Isso porque o exame é organizado a partir de critérios que levem em conta essas duas áreas. Ou seja, o candidato precisa demonstrar competências para associar diferentes áreas do conhecimento e habilidades para apresentar propostas que levem em consideração aspectos sociais. Atrás de cada questão estão sendo avaliadas competências e habilidades do candidato.

Áreas de Conhecimento

O conteúdo do Enem é dividido quatro áreas de conhecimento, além da redação, que deve ter no máximo 30 linhas. Veja as quatro áreas:

  • Matemática e suas Tecnologias: primazia do raciocínio e da lógica em questões que são contextualizadas ao cotidiano do estudante;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: perguntas de Língua Portuguesa, Literatura e Inglês ou Espanhol;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: se aproveitando de situações contemporâneas são apresentadas questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: perguntas das disciplinas de Biologia, Física e Química aplicadas a situações do dia a dia.

Objetos de Conhecimento

Os objetos de conhecimento são as matérias dentro de cada área de conhecimento que deverão ser estudadas para um bom resultado na prova. Trata-se de material bem extenso e a melhor saída é estudar a fundo cada área, buscando elencar prioridades. Afinal, alguns conhecimentos você já tem mais desenvolvidos e poderão apenas ser recapitulados por meio de leituras mais pontuais.

No entanto, naquelas matérias em que você tem mais dificuldade, é importante buscar um reforço para se aprimorar para o exame. Sempre lembrando que serão necessárias competências e habilidades para responder cada questão.

Category: Estudante

Leave a Reply