Saiba Como Solicitar O Seu Cartão Cidadão

| 09/03/2017 | 1 Reply

O Cartão do Cidadão ou simplesmente Cartão Cidadão como é mais empregado foi criado pelo Governo Federal em substituição e ampliação ao antigo Cartão do Trabalhador. Semelhante a um cartão magnético comum, ele é tarjado com o nome completo do beneficiário, o seu número de cadastro e data de emissão, assim como o seu uso é pessoal e intransferível.

Todos os trabalhadores que fazem parte de programas do Governo como, por exemplo, o PIS, o FGTS, Bolsa Família e Seguro-desemprego devem ter o seu Cartão Cidadão, o qual permite maior facilidade de movimentação, saque e extrato dos principais benefícios sociais.

Aproveito a ocasião para te perguntar: você já tem o seu Cartão Cidadão? Se, por acaso, a sua resposta é não, precisa continuar comigo neste artigo, pois irei te mostrar a partir dos próximos parágrafos como é simples e fácil solicitar o seu Cartão. Confira a seguir.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um direito de todo trabalhador que está cadastrado e possui rendimentos do PIS, do FGTS provisionado, Abono Salarial ou que esteja recebendo as parcelas do seguro-desemprego. Em outras palavras, o Cartão existe para facilitar e garantir a segurança nos pagamentos dos benefícios sociais realizados pelo Governo aos cidadãos.

Como solicitar o seu Cartão Cidadão

É muito fácil solicitar o seu Cartão Cidadão, basta preencher o Termo de Responsabilidade, apresentar os seus documentos pessoais (Veja mais abaixo a relação completa dos documentos exigidos) e mais o número do seu NIS em uma agência da Caixa Econômica Federal ou solicitar o Cartão por meio do telefone 0800 726 0207.

É importante ressaltar que o Termo de Responsabilidade (disponível no próprio site da Caixa) deverá ser assinado somente na presença do funcionário do banco que lhe prestar o atendimento.

Senha do Cartão Cidadão

Assim que o seu pedido do Cartão for realizado, o funcionário da Caixa poderá aproveitar a ocasião e lhe pedir que faça o cadastramento de uma senha. Caso ele não faça, você mesmo poderá habilitar o seu Cartão em um desses canais, a saber: Pontos e terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, Agências da Caixa ou Correspondentes Caixa Aqui.

Em caso de dúvidas ou necessidade de recadastramento de senha você poderá ligar na Central (0800 726 0207) e obter as informações necessárias.

Documentos necessários para a solicitação do Cartão Cidadão

De acordo com a Caixa, você deverá apresentar pelo menos um dos documentos pessoais a seguir, no momento que for solicitar o seu Cartão. São eles:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Carteira Funcional (no caso de profissionais liberais que tenham fé publica devidamente reconhecida por decreto);
  • Identidade Militar (expedida pelas Forças Armadas ou Auxiliares);
  • Carteira de Identidade de estrangeiros (emitida por órgão ligado a Polícia Federal);
  • Passaporte (emitido no Brasil ou no exterior);
  • Termo de Responsabilidade.

Como tirar a segunda via do Cartão Cidadão

Se você perdeu o seu Cartão, foi vítima de roubo ou furto ou tenha verificado que ele sofreu algum dano físico que prejudica o seu funcionamento precisará solicitar a chamada segunda via.

Nestes casos, você precisará se deslocar até uma agência da Caixa para fazer o seu pedido, o qual não é permitido por meio da internet. Para isso, você deverá apresentar os seus documentos pessoais de identificação, o número do seu PIS e o boletim de ocorrência caso o seu problema tenha sido provocado por uma situação de roubo, perda ou então extravio.

Porém, se o problema é algum dano físico é importante que leve o cartão para apresenta-lo ao funcionário que poderá analisar o tipo de comprometimento. De todo modo, você deverá preencher um formulário na própria agência e depois aguardar o recebimento do novo cartão no endereço de correspondência que informar.

Category: Cartão Cidadão

Leave a Reply