Ter Uma Carteira De Trabalho Assinada É Bom?

| 18/09/2017 | Reply

Você sabe o que é a carteira de trabalho e para que ela serve? Muitas pessoas têm a carteira, mas não entendem a necessidade dela na vida das pessoas. Se um dia te perguntarem se ter uma carteira de trabalho assinada é bom responda com toda certeza que é bom.

Quando você trabalha é fundamental ter a carteira registrada, assim os benefícios serão muito grandes. Nunca trabalhe sem registro, pois você não terá direito a nenhum benefício e também estará perdendo tempo de serviço. Em muitos aspectos a carteira de trabalho assinada é bom para nossa vida.

Independente da área de atuação de cada pessoa, seja ela agricultura, pecuária, comércio, indústria, área doméstica ou outras é importante a carteira de trabalho. Ela é tão importante que todos os registros a partir de 1976 são gravados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

E se você ainda tem dúvidas se a carteira de trabalho assinada é bom ou não, daremos a você 6 motivos para você fazer agora mesmo sua carteira de trabalho e também mantê-la sempre em dia.

6 motivos que mostram que a carteira de trabalho assinada é bom para nossas vidas

Não só para o empregado é bom ter a carteira de trabalho em dia, mas também para o empregador. Para não ocorrer nenhum problema as férias, pagamentos e outros devem estar em dia com todas as regras da constituição e do Ministério do Trabalho.

Para tirar sua carteira de trabalho é necessário fazer um agendamento e depois comparecer ao local de atendimento do Ministério Público de sua cidade. E se você ainda não sabe os benefícios de ter a carteira de trabalho assinada veja agora as vantagens que separamos para você:

  • Recebimento do décimo terceiro salário:

O décimo terceiro salário como o próprio nome diz é um salário a mais que você ganha no mês de dezembro. Todas as pessoas com carteira assinada têm direito a ele, e se você não é registrado você perde totalmente esses direitos.

  • Recebimento do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS)

O fundo de garantia por tempo de serviço é um valor que se acumula ao longo dos anos que você trabalha. Quando você sai da empresa, seja isso por qualquer motivo, você recebe o fundo de garantia. Realmente é uma garantia que você tem até encontrar outro emprego.

  • Recebimento do seguro desemprego:

O seguro desemprego é um valor que você recebe por 6 meses depois que sai de algum trabalho que você esteve por mais de 1 ano de duração. Ele ajuda e muito a vida das pessoas que por algum motivo ficaram desempregadas, afinal arrumar outro serviço não é assim tão fácil, não é mesmo?

  • Garantia de licença maternidade:

Todas as mulheres precisam da licença maternidade, e com a carteira assinada isso é um direito seu. Os meses de afastamento são divididos em durante a gestação e após ela. Esse benefício é essencial para que as mulheres consigam cuidar de seus filhos todos os dias, principalmente no começo.

  • Garantia de licença paternidade:

A licença paternidade é um direito aos homens de afastamento de alguns dias. É um período de tempo bem menor que o das mulheres, mas já ajuda os pais a terem mais contato com seus filhos.

  • Direito a insalubridade:

A insalubridade é um aumento no seu salário que você ganha por trabalhar em locais que tem riscos de contaminação. Tanto em hospitais, como salas de raio X, enfermarias ou outros, há um aumento no salário das pessoas que ficam expostas a qualquer tipo de contaminação.

Esse benefício é garantido apenas com a carteira assinada, por isso é tão importante você trabalhar registrado. Com a carteira tudo em ordem você e seu patrão poderão trabalhar tranquilos, afinal seus benefícios serão garantidos.

E aí, gostou de saber mais se carteira de trabalho assinada é bom? Se sim, não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com todos os seus amigos para eles saberem também a importância do registro na carteira assinada.

E se você gostou desse assunto e quer saber mais clique aqui e confira nosso próximo artigo, onde falaremos um pouco mais onde tirar a sua carteira de trabalho.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply