Tire A Sua Carteira De Trabalho

| 15/12/2017 | 1 Reply

Toda pessoa acima de 14 anos já pode fazer a sua carteira de trabalho, e ela é essencial na vida de cada cidadão. Nela contém todo o seu histórico profissional ao longo dos anos e para que você receba vários benefícios é fundamental que você tire a sua carteira de trabalho.

Esse documento é obrigatório e é muito simples de tirar. Basta você fazer um agendamento em qualquer ponto de atendimento do Ministério do Trabalho. Tirar a carteira de trabalho é gratuito, além de ser essencial para o cumprimento de seus direitos trabalhistas.

Se você não tem, tire a sua carteira de trabalho agora mesmo. Sem ela você perde o direito aos benefícios como seguro desemprego, décimo terceiro salário e muitos outros. É importante ressaltar também que ela deve estar assinada para receber esses direitos.

Se você ainda não tirou sua carteira de trabalho, continue lendo esse artigo onde preparamos 10 motivos para que você tire a sua carteira de trabalho o quanto antes. O prazo de entrega é de 60 dias, por isso quanto antes você fazer seu agendamento melhor.

10 motivos para você fazer sua carteira de trabalho agora mesmo

É fundamental estar com a sua carteira de trabalho em dia, não só para o funcionário, mas também para o patrão. É essencial também que você nunca trabalhe sem registro, porque você perde além de tempo de serviço os direitos que citaremos agora. Então acompanhe:

  • Direito ao recebimento do décimo terceiro salário:

Esse é um direito que você tem de receber um salário a mais no fim do ano, mais especificamente em dezembro. Apenas as pessoas com carteira de trabalho registrada têm o direito de recebe-lo, então é fundamental que você tire a sua carteira de trabalho e trabalhe apenas com registro.

  • Direito ao recebimento do Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS);

Esse benefício você recebe quando sai de seu trabalho por algum motivo. O valor vai aumentando de acordo com os anos passados. Ele é como o próprio nome diz uma garantia quando você perde o emprego.

  • Direito a licença maternidade para as mulheres:

As mulheres têm o direito a licença maternidade por alguns meses, que são divididos em durante o período gestacional e depois do nascimento de seu filho. Esse direito é muito importante na vida das mulheres.

  • Direito a licença paternidade para os homens:

Assim como as mulheres tem direito, os homens também têm. O que muda é a duração do afastamento, que é menor no caso dos homens. Mesmo sendo pouco tempo, é fundamental que os homens se afastem esses dias para ajudar a mãe na tarefa de cuidar do bebê que nasceu.

  • Direito á férias;

Todas as pessoas têm direito a ter férias, entretanto quando você é registrado em sua carteira de trabalho esses dias de férias serão recompensados de acordo com as leis dos trabalhadores, então é fundamental ter a carteira assinada.

  • Direito a seguro desemprego:

O seguro desemprego é um valor que as pessoas recebem quando perdem o emprego, para que elas consigam viver de uma forma boa até conseguirem ouro emprego. Afinal para conseguir outro leva um certo tempo não é mesmo?

  • Garantia de serviços diversos:

Quando você é registrado você tem o direito a muitos serviços que você não tinha quando ainda não trabalhava. Serviços esses como em bancos, por exemplo para obter cartões de crédito, em lojas para abrir um cadastro e etc.

  • Garantia de aposentadoria:

A aposentadoria é uma garantia de salário quando você fica mais velho e não tem mais e também não deve mais trabalhar. O recebimento dela está diretamente ligado à sua carteira de trabalho, pois é nela que contém todo o seu registro profissional.

  • Direito ao recebimento da insalubridade como nos hospitais;

A insalubridade é um aumento no salário das pessoas que trabalham em locais de riscos de contaminação. Exemplos deles são hospitais, clinicas de exames, salas de raio X, entre outros.

Viu porque é tão importante que você tire a sua carteira de trabalho? Nunca trabalhe sem registro, pois isso é um desperdício de tempo de sua contribuição e também um tempo que você não pode fazer valer seus direitos de trabalhador.

E aí, gostou desse artigo? Se sim, não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com todos os seus amigos.  Além disso tire a sua carteira de trabalho para receber todos os benefícios que você tem direito.

Category: Carteira de Trabalho

Leave a Reply