Veja como fazer para renovar a CHN vencida ou conseguir a habilitação definitiva

| 10/06/2017 | Reply

Para poder dirigir no território brasileiro é preciso ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O motorista deverá manter seu documento em dia, sob pena de ser punido. Mesmo assim, é muito comum as pessoas não prestarem atenção quanto à data de vencimento do documento e conduzirem o veículo mesmo com a CNH irregular. Por isso, neste artigo vamos indicar os procedimentos para renovar a CNH vencida e como as pessoas que possuem apenas a permissão para dirigir devem fazer para ter seu documento definitivo.

Após o vencimento da CNH, o motorista ainda tem 30 dias de tolerância para dirigir e poder regularizar a sua situação no Detran ou Ciretran de seu estado. Contudo, após esse prazo, o motorista que for pego dirigindo com o documento vencido terá que pagar uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda perderá sete pontos na carteira.

Além disso, o veículo é apreendido e encaminhado a um pátio do Detran e só poderá ser retirado após o condutor regularizar sua situação no Detran. Vale dizer que a pessoa terá ainda que pagar os custos para a liberação do automóvel, aumentando os gastos.

É possível escapar desse transtorno todo recorrendo ao processo de renovação da CHN, que é bastante simples e prático de se fazer. Outro detalhe é que não é necessário que o motorista faça todo o processo de habilitação desde o princípio.

Como faço para renovar a CNH?

A renovação deve ser feita junto ao Detran do seu estado, seja pela internet ou pessoalmente. Como hoje em dia a tecnologia tem facilitado o dia a dia das pessoas, é recomendável fazer o agendamento do atendimento no próprio site do Detran. Com o protocolo em mãos, vá até o local no dia marcado com os documentos necessários (veja a relação abaixo).

É importante também fazer o exame médico em clínica sugerida pelo Detran. Vale lembrar que taxistas, motoristas de ônibus, ou quem exerce atividade remunerada de pessoas ou bens também precisam realizar o exame psicotécnico.

O motorista deverá pagar a taxa para a renovação do documento nos bancos credenciados pelo Detran. Posteriormente, deverá retornar ao local para levar o comprovante do pagamento da taxa, bem como o resultado do exame médico (e psicotécnico, se for preciso). O atendente irá finalizar o procedimento e indicar o tempo para entregar o documento renovado. É possível optar pelo recebimento via Correios, que costuma ser entregue em até sete dias úteis.

Documentos necessários para a renovação da CNH

Para poder renovar a habilitação, são necessários os seguintes documentos:

  • CNH original e cópia simples (ou RG acompanhado do CPF);
  • Comprovante de endereço no nome do motorista (original e cópia simples), que deve ter sido emitido até três meses anteriores à data da solicitação da renovação. Entre os documentos aceitos estão: energia elétrica, água, gás ou telefone, carnê do IPTU ou cartas recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais;
  • Comprovante de pagamento da taxa de renovação da CNH;
  • Protocolo de agendamento feito pela internet;
  • Formulário com resultado do exame entregue pelo médico (e psicólogo, quando for necessário).

Permissão para dirigir: como faço para ter a CNH definitiva?

A permissão para dirigir tem duração de um ano e o motorista que se mostrou apto nesse período a dirigir com segurança e respeito às leis de trânsito poderá requerer a CNH. Nesse um ano não é permitido cometer nenhuma infração grave ou mais de uma infração média, sob pena de não poder pedir o documento definitivo. Essa solicitação só poderá ser feita após um ano da emissão da permissão para dirigir. O condutor ainda terá 30 dias após o vencimento do documento para solicitar a CNH.

Para obter o documento definitivo, a pessoa deverá procurar uma unidade do Detran e fazer a solicitação, apresentando a permissão e um comprovante de endereço. Será necessário pagar uma taxa e, ao término do atendimento, definir se vai receber pelos Correios ou retirar a CNH definitiva no local. Em alguns casos a pessoa recebeu antecipadamente uma carta de instruções do Detran. Nesse caso, basta fazer o pagamento e decidir se quer receber o documento em casa ou pessoalmente.

Tags: , , , , , , ,

Category: CNH

Leave a Reply