Veja O Passo A Passo Para Você Se Inscrever No Prouni

| 13/11/2017 | Reply

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma ótima porta de entrada para quem deseja cursar uma universidade e não tem condições financeiras de pagar a mensalidade. Criado pelo governo federal, o sistema de bolsa parciais (50%) e integrais (100%) amplia o acesso às famílias de baixa renda (destinado a quem recebe no máximo 3 salários mínimos por pessoa) por meio de uma renúncia fiscal por parte das instituições de ensino privadas.

O processo seletivo do Prouni abre duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Portanto, é preciso ficar atento no site do Prouni à próxima janela de inscrições para que você tenha condições de pleitear uma vaga em uma universidade particular.

Confira a seguir o passo a passo completo para você realizar a sua inscrição no Prouni e lutar por uma bolsa de estudos para o tão sonhado curso de graduação.

  1. Inscrição no site

Você deve acessar o site do Prouni nas datas indicadas pelo programa e fazer o cadastro dos pedidos pelo sistema. Você precisará incluir seu CPF, data de nascimento e número de inscrição e senha da última edição do Enem.

Ao preencher os dados de acesso com informações do Enem, o sistema irá resgatar sua nota e todas as informações preenchidas para o Enem. Portanto, vale dar uma boa conferida para ver se está tudo atualizado. Nessa etapa há também um questionário sobre sua situação social e sobre sua família que deve ser preenchido na sua totalidade.

  1. Escolha dos cursos

Nessa etapa você poderá escolher até duas opções de curso, instituição e turno, sempre de acordo com as bolsas que estão disponíveis. As notas de corte do curso são calculadas diariamente a partir do segundo dia de inscrição e ajudam você a saber se terá chance de conseguir uma vaga no curso e universidade pretendidos. É possível alterar o curso quantas vezes quiser, até o final das inscrições. O sistema irá considerar a última opção preenchida por você no site.

No momento de apontar os cursos desejados você precisará escolher o tipo de bolsa pretendida, por cotas ou ampla concorrência. Lembrando que as cotas são destinadas aos negros, pardos, índios e pessoas com deficiência.

  1. Fui pré-selecionado. E agora?

Se você foi um dos pré-selecionados, parabéns! Mas calma, que ainda há um caminho a percorrer. Você deverá ir até a instituição de ensino que você foi aprovado no Prouni para confirmar seus dados e a inscrição. Essa etapa é importante para que eles chequem tudo e vejam se você está com tudo em ordem para receber o benefício.

Separe todos os documentos necessários com antecedência para evitar corre-corre e dor de cabeça de última hora. Lembre-se que você deverá apresentar também a documentação de seus familiares para comprovar a renda e garantir a bolsa.

Vale destacar que a universidade também pode ter um processo seletivo próprio, em que você terá que ir até o local para confirmar sua participação. Fique atento aos prazos determinados pelo Ministério da Educação (MEC).

Category: Estudante

Leave a Reply