Como fazer um currículo profissional

Saber como fazer um currículo bem feito e profissComo fazer um currículoional é fundamental, pois é através dele que sua vaga de emprego pode ser definida.

Um currículo não profissional – um que seja difícil de ler, confuso, coberto de erros ou não relacionado ao trabalho que a pessoa está solicitando – será jogado no lixo imediatamente. Os gerentes de contratação geralmente obtêm dezenas, até centenas de candidatos para cada vaga de trabalho. Um currículo não profissional faz você parecer pouco profissional como um candidato a emprego e pode te excluir de uma entrevista.

Currículos desleixados que estão crivados de erros de digitação serão ignorados e aqueles inconsistentes – negrito em alguns cabeçalhos, texto simples em outros – podem não ter uma segunda olhada também.

Seu currículo, para ser eficaz, precisa ser consistente, conciso, claro e fácil de ler. Evite fontes minúsculas, blocos densos de texto, linguagem vaga ou jargão excessivo e formatação inconsistente.

Como Fazer Um Currículo Profissional

Pegue seu currículo atual (ou organize sua experiência de trabalho e informações educacionais) e dê um impulso profissional com estas dicas:

Selecione o melhor modelo de currículo. Existem vários tipos básicos de currículos usados ​​para se candidatar a vagas de emprego. Dependendo de suas circunstâncias pessoais, escolha uma  ordem cronológica,  funcional,  combinação ou  um  currículo direcionado.

Tomando o tempo para escolher o melhor modelo de currículo para a sua situação vale bem a pena o esforço.

Torne Legível. Seu currículo deve ser fácil de ler. Você quer que o gerente de contratação leia com facilidade e absorva seu histórico de trabalho e realizações. Portanto, use uma  fonte legível  (como Times New Roman, Arial ou Calibri). Verifique se a fonte não é muito grande ou muito pequena (escolha um tamanho entre 10 e 12). Embora exemplos, modelos e diretrizes sejam um ótimo ponto de partida para o seu e-mail, você deve sempre adaptar o e-mail para adequar-se à empresa e à sua situação.

Evite blocos densos de texto e use  margens padrão. Use papel de cor branca ou creme se estiver enviando um currículo físico; papel colorido pode ser muito perturbador.

Ser consistente. Currículos profissionais precisam ter formatação consistente. Por exemplo, se você usar  marcadores  para descrever suas responsabilidades e realizações em uma posição, use pontos em todas as outras posições também. Além disso, certifique-se de que os pontos sejam formatados da mesma maneira. Por exemplo, não use pontos de bala de círculo em uma seção e pontos de bala de diamante em outra seção. Seja consistente com a fonte, o tamanho da fonte e o estilo (como o uso de negrito e itálico).

Mantenha-se focado. É importante não incluir informações irrelevantes. Mais não é necessariamente melhor. Seu currículo deve se concentrar nas habilidades e atributos que o qualificam para o trabalho. Será útil deixar de fora qualquer coisa que não o ajude a conseguir o emprego desejado.

Um currículo não deve ter várias páginas para o candidato a emprego médio, um currículo de uma página é provavelmente suficiente ou duas páginas no máximo.

Dê-lhe uma reforma. A atualização do seu currículo aumentará suas chances de ser notado pelo gerente de contratação.

Use exemplos e modelos de currículo. Use um  exemplo de currículo ou  modelo  para ajudá-lo a escrever seu currículo. Um exemplo pode ajudar você a decidir quais informações incluir. Modelos podem ajudá-lo a formatar seu currículo. No entanto, sempre que você usar um exemplo ou um modelo de currículo, certifique-se de personalizar seu currículo, para que ele reflita suas habilidades e habilidades e os trabalhos para os quais você está se candidatando. Uma simples cópia / colagem não é suficiente.

Seja criativo. Se você estiver em um campo criativo, use um site de currículo gratuito para criar um  currículo criativo  que inclua todas as facetas de um currículo tradicional, com complementos como vídeo, infográficos e links para suas conquistas. No entanto, faça isso apenas se você estiver em uma indústria criativa. Caso contrário, você definitivamente precisa manter um currículo tradicional.

Edite com cuidado seu currículo. Erros ortográficos e gramaticais podem fazer com que um candidato pareça desatento aos detalhes. Revise as diretrizes de verificação para garantir que seu currículo seja consistente e livre de erros. Então verifique novamente. E, se você puder, encontre alguém para ver também, porque é tão fácil perder seus próprios erros de digitação.

Obtenha ajuda de currículo.  Escrever um currículo é um trabalho árduo e é importante obter ajuda, ou pelo menos ter seu currículo revisado antes de enviá-lo aos empregadores. Considere o uso de um conselheiro de carreira ou outro  serviço de currículo profissional  para ajudá-lo a certificar-se de que seu currículo é profissional e polido.

Verifique seu currículo. Use uma lista de verificação de currículos para garantir que você incluiu todas as informações relevantes em seu currículo. Evite erros comuns em seu currículo e use estratégias de escrita que levam ao sucesso nas revisões de currículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *