Como tirar a segunda via do CPF





O CPF (Cadastro de Pessoa Física), tem como finalidade identificar os contribuintes, contém 11 dígitos e é emitido pela Receita Federal, em geral, uma vez feito, não é possível mudar sua numeração.

Onde posso fazer meu CPF?

Atualmente as formas de emitir o CPF é através de do site da Receita Federal, ou comparecendo a uma das agências citadas abaixo:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios.

Ao optar por comparecer a uma das agências citadas, será necessário pagar uma taxa de aproximadamente R$ 7,00. Quem optar por emitir o CPF pelo site da Receita Federal não pagará taxa, mas é importante ficar atento que só pode ser feito por pessoas menos de 25 anos com Título de Eleitor em situação regular.

Para que serve o CPF?

O CPF é um dos documentos mais importantes para os cidadãos no Brasil. Sua principal função é identificar os contribuintes no Imposto de Renda.

Ele é o documento indispensável para conseguir crédito, comprar em lojas, abrir conta em banco e até mesmo matricular-se em uma universidade.

Como Tirar 2ª Via de CPF





Existe duas maneiras de tirar a segunda via do CPF, uma para quem declara o imposto de renda, e outra para quem é isento de declarar o imposto de renda. Veja a seguir o passo a passo para cada um dos casos.

Para quem não declara imposto de renda

Se você não declara Imposto de Renda, o procedimento é bem fácil:

  1. Acesse o site da Receita Federal, clicando aqui.
  2. Preencha corretamente com os seus dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e número do seu título de eleitor);
  3. Na tela seguinte, você irá visualizar o comprovante e então é só fazer a impressão.

Para quem declara imposto de renda

Se você declara o Imposto de Renda, é possível emitir a segunda via do seu CPF pelo Portal eCAC, centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar esse recurso, é preciso que você tenha o código de acesso, que é bem rápido de gerar.

  1. Acesse a página para gerar o código.
  2. Insira todos os dados necessários e os caracteres de confirmação, depois clique em “Avançar”;
  3. Informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda realizadas e crie uma senha. Depois, é só clicar em “Gerar Código;
  4. Quando você gerar o código, você deve acessar a página do eCAC, digitar o número do seu CPF, o código de acesso e a senha que você acabou de criar;
  5. Na tela inicial do eCAC, basta clicar em “Cadastros” e em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Pronto, assim de forma rápida, comprovante do CPF será gerado e você já pode imprimir.