MTE: Agendamento da Carteira de Trabalho Online

Como você já deve ter visto ou lido aqui que muitos serviços básicos do Governo tem sido realizados por meio da internet através do MTE Agendamento (veja o artigo “Como dar entrada no Seguro-Desemprego?”) como uma alternativa simples, fácil e eficaz que auxilia na diminuição de filas de espera nos Postos ou Unidades e uma melhora significativa no atendimento ao cidadão.

Vários serviços são disponibilizados pela internet com, por exemplo: Atualização e baixa da Carteira de Trabalho, Emissão de Carteira (tanto para brasileiros, como estrangeiros), Empregador Web, Entrada no Seguro-desemprego, Entrega de CTPS e do Registro Profissional e de Contratante, Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho, Informações do Abono Salarial, CAGED e RAIS para o trabalhador, entre outros.

E como a Carteira de Trabalho ou CTPS é um documento extremamente importante para a vida do trabalhador resolvi escrever este artigo para te mostrar como funciona o serviço de agendamento para a emissão desse documento. Continue comigo pelos próximos parágrafos.

MTE Agendamento Online

O procedimento é simples e rápido. Primeiramente você precisa acessar o site do Sistema de Atendimento Agendado do MTE Agendamento (SAA) através deste link, clicar sobre o botão à esquerda “Agendar” e depois informar o seu Estado, o seu município, o tipo de atendimento desejado (no caso você deve escolher “Emissão da carteira de trabalho”), digitar o código de segurança apresentado e depois clicar sobre o botão “Prosseguir”.

Na nova página aberta, o sistema te pedirá que informe alguns dados pessoais como é o caso do seu número de RG e CPF, sua data de nascimento e um telefone de contato, caso seja necessário.

Feito isso, uma nova tela será aberta onde lhe apresentarão algumas opções para que possa escolher o melhor dia e horário para comparecer a uma unidade ou Posto de Atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

E atenção: caso ocorra algum imprevisto que lhe impeça de comparecer ao atendimento no dia e horário agendado é só fazer o reagendamento para outra oportunidade, através do mesmo link. Não se esqueça de fazer com antecedência para garantir uma melhor data o mais rápido possível.

Documentos necessários para a emissão da Carteira de Trabalho

Após ter feito o agendamento eletrônico é hora de preparar os documentos para que possam ser apresentados no dia do atendimento. São eles:

Para a emissão da primeira via da CTPS

  • Documento oficial de identificação com foto (como, por exemplo, o RG);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Certidão de Nascimento ou de casamento.

Para a emissão da segunda via (em casos de roubo, furto, perda ou mesmo extravio do documento)

  • Documento oficial de identificação com foto (como, por exemplo, o RG);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física):
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Certidão de Nascimento ou de casamento;
  • Documento que comprove o número da anterior;
  • Boletim de ocorrência (para os casos em que houve a perda, roubo, furto ou extravio);
  • Carteira de Trabalho inutilizada e/ou danificada (para que uma nova seja emitida, para que o uso possa ser realizado conforme a lei).

Em caso de trabalhadores estrangeiros

Os documentos necessários exigidos dependem do tipo de visto concedido ao trabalhador,  que é categorizado da seguinte forma:

  • Vistos de Permanente, Acordo MERCOSUL e Residente (Refúgio) com Cédula de Identidade de Estrangeiro;
  • Vistos de Permanente, Acordo MERCOSUL e Residente (Refúgio) com Protocolo;
  • Vistos de Temporários;
  • Vistos de pedido de refúgio (Lei 9.474 de97, art. 21 §1°).

Para saber quais são os documentos exigidos para cada um dos casos listados acima, é só acessar o site do Ministério do Trabalho através deste link.

Lembre-se de levar todos os documentos exigidos para o seu caso no dia do atendimento para que a sua carteira possa ser emitida rápido (algo em torno de 20 minutos) e assim possa garantir os seus direitos de trabalhador.

23 thoughts on “MTE: Agendamento da Carteira de Trabalho Online

  1. Já to a muitos dias tentando agendar e não consigo,libera todos os dias as 00:00 aí você entra faz o processo todo chega no final pede pra agendar outro dia, sendo que não abre mas de um dia por vez como eu faço?

  2. Boa tarde já to tentando marcar vários dias carteira de trabalho do meu neto para ele trabalhar no primeiro emprego porque pedem para a gente marcar online se essa porcaria não serve para nada só faz a gente de besta ele tem que tirar essa semana tipo segunda-feira agora dia 4 do 3 de 2019 Isso é uma palhaçada a gente entra e nunca consegue o nome do meu neto é Andrew calista Pereira ele tem 14 anos e vai trabalhar no primeiro emprego

  3. Pedi A carteira de trabalho fui no tudo fácil mas deu erro com o número da carteira de trabalho preciso desse número

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *