O que é alimentação saudável?

| 13/07/2018 | Reply

Os benefícios proporcionados por uma alimentação saudável são incontáveis, portanto é preciso cuidado até mesmo na hora de comprar os alimentos, afinal, você é o que você come, não é mesmo?

A alimentação saudável melhora até mesmo nosso humor, deixa nosso sistema imunológico mais forte, nossa capacidade de concentração é melhorada e consequentemente nosso peso torna-se o mais ideal possível.

Algumas dicas para uma Alimentação Saudável

  • Não consuma líquidos durante as refeições;
  • Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;
  • Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia;
  • Faça alimentos com menos sal;
  • Beba 2 litros de água diariamente;
  • Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;
  • Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;
  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente
  • Consuma pelo menos 5 porções de arros e feijão durante a semana;
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;

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O que são macronutrientes

Os macronutrientes consistem nas gorduras, carboidratos e proteínas. Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, eles possuem 4 calorias por grama e se dividem entre simples e complexos.

A digestão e absorção dos carboidratos simples acontece rapidamente levando a um aumento dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Exemplos de alimentos que são fontes de carboidratos simples: frutas, mel, xarope de milho, açúcar. O excesso dos carboidratos simples pode favorecer problemas de saúde como diabetes.

Alguns dos maiores segredos da alimentação saudável são:

  • Investir numa alimentação variada e colorida:
  • Evitar ingerir alimentos com conservantes ou aditivos artificiais, como enlatados ou refeições pré-preparadas para o consumo;
  • Não comer alimentos com muita gordura, como aqueles que são fritos;
  • Preferir comer alimentos de origem biológica;
  • Reduzir o consumo de alimentos refinados, como farinha de trigo branca ou açúcar;
  • Beber muitos líquidos, pois a água completa o equilíbrio e cuidado com o corpo;

Uma coisa muito importante frisar, quem quer mudar sua alimentação para emagrecer, deve evitar alimentos diet e light, pois são produtos industrializados e que já foi comprovado através de estudos, que o uso diário desses alimentos, ao invés de emagrecer, vai fazer engordar.

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