Seguro Desemprego regras e valores

Atualizações das regras do Seguro Desemprego 2019: As mudanças no benefício tendem a interferirem no valor recebido juntamente com o número de parcelas em que o trabalhador tem direito a receber. Veja a seguir as principais mudanças no Seguro Desemprego e suas regras.

Desde 2015, diversas mudanças vem sendo feitas nas regras do Seguro Desemprego, as principais dizem respeito a solicitação do benefício. Veja a seguir as mudanças:

Seguro Desemprego Regras 2019

  • Para solicitar o Seguro Desemprego pela primeira vez é preciso ter trabalhado com remuneração por no mínimo 12 meses no ano-base;
  • Para fazer a segunda solicitação do beneficio é necessário contar com um período de trabalho de no mínimo 9 meses no ano-base;
  • Agora, para pedir o seguro desemprego pela Terceira vez é preciso apresentar um tempo de trabalho que não seja inferior a 6 meses.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

  • Tiver sido dispensado sem justa causa;
  • Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a:
    • pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
      pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
    • cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
  • Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
  • Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
seguro desemprego regras

Qual o valor do Seguro-Desemprego?

Para calcular o valor das parcelas do trabalhador formal, é considerada a média dos  salários dos 3 meses anteriores à data da dispensa. Para o pescador artesanal,  empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de 1 salário mínimo.   O número de parcelas e seu respectivo valor são definidos pelo Ministério do Trabalho

21 thoughts on “Seguro Desemprego regras e valores

  1. Olá, eu trabalhei 1 ano e 4 meses em uma empresa e em outubro de 2018 solicitei a demissão, em Janeiro comecei a trabalhar e fui registrada porém estou com medo de não passar na experiência, se eu for desligada eu tenho direito ao seguro desemprego?

  2. Meus três últimos salários foram 1.600,00 reais a dúvida e ! Vou receber 5 parcelas de 998.00 está correto este valor? Porque fiz uma simulação e seria um valor de 1.200,00.

  3. boa tarde! Sou MEI desde 2017 mais não utilizo meu CNPJ, sai da empresa que trabalho de carteira assinada a 3 anos e 9 meses, eu consigo receber o seguro desemprego? ouvi dizer que como não utilizo meu CNPJ consigo receber o seguro desemprego isso e verdade?

  4. Boa noite sai de uma empresa e logo fiquei em outra,mais fui demitido a com dois mêses.
    tenho direito ainda como posso dar entrada…
    com papel da empresa antiga ou da empresa que fiquei só dois meses.

  5. Oi boa noite, tenho 10 meses de carteira assinada e fui mandada embora, peguei seguro desemprego a uns 5anos atrás, deste então não dei mais entrada, terei direto agora?

  6. Oii boa noite
    Minha dúvida é
    Peguei seguro no ano de 2018
    E estou trabalhando se caso for despedida com 7 meses tenho direito no seguro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *